quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Instalado o primeiro CW Skimmer em Portugal


Divulgação:
Instalado o primeiro CW Skimmer em Portugal

Boa tarde,
Informo todos os colegas que foi instalado e se encontra activo o primeiro e único CW Skimmer em Portugal, ligado à rede Reverse Beacon Network.

Para quem não conhece, o Reverse Beacon Network é uma rede mundial de receptores de CW e RTTY. Estes beacons em vez de emitirem um sinal rádio com a sua identificação, recebem e seleccionam as chamadas CQ seguidas do indicativo, quando algum amador faz uma chamada em CW ou RTTY. Depois de processados os sinais recebidos, é introduzido um spot de cada estação no servidor da Reverse Beacon Network.

Esta ferramenta é bastante útil para vermos quem está a chamar e em que frequência, e além disso podemos saber em tempo real como está a propagação nas várias bandas. Pessoalmente utilizo bastante para ver como está a propagação e para onde está aberta. Basta selecionar uma frequência livre no segmento de CW de cada banda e emitir uma chamada CQ em CW, como por exemplo “CQ CQ CQ DE CT7AHV CT7AHV”. Dependendo do equipamento, poderá ser possível programar uma memória com a chamada no próprio rádio.

Para ver quais são os receptores que estão a receber e a “spotar” as estações, basta aceder a: http://www.reversebeacon.net/
No site, podemos filtrar os spots por banda, se assim pretendermos. Também podemos filtrar por receptor.

Para ver quais as estações que estão a ser recebidas em Portugal, basta aceder a: http://www.reversebeacon.net/dxsd1/dxsd1.php?f=901


É de salientar que o CW Skimmer que instalei se encontra na localidade Azenhas do Mar, em Sintra, sendo o receptor mais Ocidental da Europa!
O receptor é composto por um FPGA Red Pitaya a rodar software SDR e a receber nas bandas de 160/80/40/20/15/10m, e uma antena vertical com 19 metros, optimizada em NEC, fazendo ¼ de onda para a banda 80m capaz de receber em condições sinais nas bandas de 80 a 10m.
Até ao final do ano esta antena será substituída por várias antenas de recepção dotadas de préamplificadores, e no início de 2018 será criado também um WebSDR.


Espero que este projecto vos seja útil, por favor entrem em contacto comigo em caso de alguma dúvida, sugestão ou dificuldade!

Melhores cumprimentos 73’s,

CT7AHV
Pedro Madeira
---

via CT7AHV (ARLA/CLUSTER)

Sem comentários:

Enviar um comentário