CQ7XYL - 100 anos Dia Internacional da Mulher

A Associação de Radioamadores da Região de Lisboa vai no próximo dia 11 de março, sábado, activar o indicativo CQ7XYL, evocativo do Dia Internacional da Mulher. A actividade decorrerá entre as 10h00 e as 19h00 desde a Praceta do Alto de S. João.

Divulgação:
100 anos Dia Internacional da Mulher

Desde os finais do Século XIX e principio do Século XX, a ideia de um dia da Mulher, foi surgindo, não só no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho como pelo direito ao voto. Tendo passado por varias datas consoante o pais, foi com as manifestações de trabalhadoras russas no inico de 1917, manifestações essas para pedirem melhores condições de trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial, e que foram brutalmente reprimidos, que, foi escolhida a data de 8 de Março. Em 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, politicas e económicas das mulheres.

Como este ano se comemoram os 100 anos da data, foi decidido pela direção da ARRLx prestar uma singela homenagem a todas as mulheres que estão no Movimento Associativo Português, mas também, não esquecendo todas as mulheres Portuguesas, nos seus diferentes trabalhos que dão todos os dias o seu contributo para este pais avançar.

Assim a ARRLx com o apoio da Junta de Freguesia da Penha de França, terá a funcionar uma estação de radioamador com o Indicativo de Chamada CQ7XYL, na praceta do Alto de S. João, no dia 11 de Março das 10:00 as 19:00, assim nos permita a propagação estaremos ativos em HF, 6 m , V/UHF.



Devido a este evento ser destinado às mulheres que queiram operar a estação, CQ7XYL, foi pedida a autorização para a utilização por não radioamadores, assim podemos dar oportunidade a quem não seja radioamador a fazer rádio.

Haverá um cartão de QSL comemorativo, e que será enviada a quem fizer o contacto com a estação. Para as senhoras que possam aparecer será entregue um diploma de participação.

A Direção da ARRLX
---

 via ARRLx (facebook)

Enviar um comentário

0 Comentários