quarta-feira, 22 de junho de 2016

ARLA - activações BOTA

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano leva a cabo no próximo sábado, 25 de junho, um conjunto de activações BOTA - Beaches On The Air.


Divulgação:
ARLA, convida-vos a participarem no próximo dia 25 de Junho de 2016, nas suas primeiras activações BOTA "oficiais".

Caros colegas,

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano - ARLA, vem por este meio alterar as frequências propostas em 40m (7.090 e 7.165 kHz por 7.145 kHz) e reforçar o convite transcrito mais abaixo para o próximo Sábado, dia 25 de Junho de 2016, entre as 17:00 e as 21:00 em Portugal continental ( das 16:00 às 20:00 UTC) nas suas primeiras activações BOTA "oficiais".

Enviam-se em anexo, imagens com uma previsão de cobertura das estações da Modalidade 1 e 2, ainda que quem tenha a última palavra seja sempre a natureza (leia-se actividade solar). Os ficheiros são denominados pela banda, hora e potência de emissão (ex. 20 _ 1500 _ 5 W - faixa dos 20 metros às 15:00 UTC potência de emissão 5 watts). Para estes cálculos foram tidas em consideração uma antena de 1/4 onda vertical no emissor e um dipolo de 1/4 de onda distanciado 10 metros do solo no lado do receptor.

Surgiram tanto via rádio como via correio electrónico, algumas questões relativamente às frequências escolhidas para a Modalidade 1 (uma vez que há total liberdade na escolha das frequências para a Modalidade 2).

Convém esclarecer que nunca esteve em causa a comunicação com estações de qualquer categoria do Certificado de amador nacional (CAN), nem na Modalidade 1, uma vez que mesmo nesta forma de participação as estações no terreno estarão sempre atentas às comunicações em UHF, via repetidora da serra da Arrábida, os que lhes permitirá acudirem a pedidos específicos de mudança de operação.

Ainda assim e porque embora o convite já tenha sido feito há vários dias e ainda só tenhamos até este momento uma única estação candidata à operação na Modalidade 1 (QRP), mesmo esta operará nos 7.145 kHz +/- 5 kHz, ainda que correndo o risco de ser completamente sobreposta por emissões mais fortes fora da frequência específica para baixas potências ou QRP (o que também nada garante o contrário na mesma, sobretudo se for dia de concurso em Espanha).

Dessa forma, a transcrição mais abaixo foi igualmente alterada neste aspecto específico.

Sugerimos ainda que todas estações interessadas em solicitarem uma emissão específica, no caso de não se encontrarem ao alcance da estação repetidora CQ0UARB, que o façam via e-mail, até às 23:59 UTC, do próximo dia 22 de Junho, através o endereço cs5arla@gmail.com, a fim de se combinarem os QSO's (noutras bandas, modos de emissão, etc).

Até breve e...


73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com/db/CT1ETL

Segue-se a transcrição alterada do nosso convite original:


Caros colegas,

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano - ARLA, convida-vos a participarem no Sábado, dia 25 de Junho de 2016, entre as 17:00 e as 21:00 de Portugal continental nas suas primeiras activações Beaches On The Air - BOTA  "oficiais".

As praias referenciadas que farão parte das activações são as seguintes:

Praia Fonte do Cortiço - (CT/AT/019).
Praia da Costa de Santo André - (CT/AT/018).
Praia de Melides - (CT/AT/006).

Estamos a fazer esforços para que até à data em questão sejam atribuídas referências às seguintes praias que se situam no mesmo percurso:

Praia do Monte Velho (ou Praia da Vacaria)
Praia da Sesmaria

Como participar?

Há três formas de participação possível, a saber:

1) "Activadores" em estação portátil num raid pedestre entre a Praia Fonte do Cortiço - (CT/AT/019) e a Praia de Melides - (CT/AT/006).
O percurso compreende uma caminhada de 10 quilómetros em areia e pode ser feito na totalidade ou entre duas das referidas praias apenas (O primeiro troço dista em cerca de 7 quilómetros e o segundo em 3 quilómetros). É a modalidade mais exigente em termos físicos e está vocacionada para baixa potência e emissão (QRP).

2) "Activadores" em estação móvel ou portátil estacionada apenas numa ou em cada uma das praias referenciadas à vez. Sem dúvida menos exigente em termos físicos individuais e permite maiores potências de emissão.

3) "Caçadores" em estação fixa, móvel ou portátil situada em qualquer outro lugar do planeta a fim de estabeleceram comunicações com as estações presentes no terreno (leia-se nas praias activadas).

Para efeito deste convite evocam-se as seguintes definições retiradas do Decreto-Lei n.º 53/2009, de 2 de Março:

- Estação móvel de amador - estação de amador destinada a ser utilizada em movimento ou em locais não determinados e que necessita de alimentação externa.

- Estação portátil de amador - estação de amador destinada a ser utilizada em movimento ou em locais não determinados e que é autónoma ao nível da alimentação».

Apenas por uma questão de organização, pois a participação é livre, solicitamos aos colegas interessados em activarem as praias referidas a confirmarem a respectiva presença, até às 23:59 UTC, do próximo dia 22 de Junho via cs5arla@gmail.com, a fim de se combinar o modo de operação a fim de se evitarem as interferências mútuas.

As frequências principais serão as seguintes:

Modalidade 1 > Na faixa dos 20 metros 14.285 kHz (SSB QRP) +/- 5 kHz e na faixa dos 40 metros - 7.145 kHz  +/- 5 kHz. Em caso de interferência ou frequência ocupada, as estações ao alcance do canal de serviço (CQ0UARB) poderão questionar os operadores sobre a frequência onde se encontram a operar.

Modalidade 2 > qualquer frequência que respeite as recomendações da IARU (versão mais recente) para o modo de transmissão usado no terreno nas faixas dos 20 e 40 metros. No canal de serviço (CQ0UARB) podem ser esclarecidas todas as dúvidas sobre as frequências de operação destas estações a cada momento.

Para além destas, poderão ser agendados contactos noutras faixas e modos de operação ao alcance dos "activadores" presentes no terreno.
O canal de serviço para esse efeito será a estação repetidora de UHF da serra da Arrábida CQ0UARB, cujas características são as seguintes:

Canal: RU752
TX Repetidora: 439,400 MHz
RX Repetidora: 431,800 MHz
Tom de Protecção: 74,4 Hz
QTH Locator da Repetidora: IM58ml
PAR máxima licenciada da Repetidora: 60 W

Para esclarecimento que quaisquer dúvidas que possam eventualmente surgir, aconselhamos a visita ao sítio - http://www.beachesontheair.com/.

Os contactos serão preferencialmente confirmados via http://www.eqsl.cc/, contudo admitem-se outras modalidades ao livre arbítrio dos "activadores".

Com os nossos mais cordiais e amistosos cumprimentos,

João Costa (CT1FBF)
Vogal da Direcção da ARLA
---

recebido directamente via ARLA

Sem comentários:

Enviar um comentário