quarta-feira, 6 de abril de 2016

CQ0DMA - Novo repetidor DMR na Serra da Arrábida

Foi colocado em funcionamento, na serra da Arrábida, um novo repetidor DMR operativo nos 438,350MHz com o indicativo CQ0DMA.

Divulgação:
CQ0DMA - Novo repetidor DMR na Serra da Arrábida

O mundo não é só digital, mas para lá caminhamos.

Em Outubro de 2015 nasceu a oportunidade de interligar a existente rede DSTAR no novo (2009) sistema DMR. Esta possibilidade foi realizada por colegas alemães ao permitirem a interconexão entre a já existente rede DMR da Motorola, conhecida como DMR MARC, a rede composta por equipamentos da Hytera, denominada DMRPlus (DMR+).

Nesse mês comecei a pensar na possibilidade de Portugal, que em questões de qualidade da rede DSTAR está entre os primeiros lugares da Europa, ter ele também esta rede sem que não houvesse cisões dos poucos operadores da rede digital (pouco mais de 300), para isso seria necessário que ligasse as duas permitindo assim que quem quisesse optar pelo nova tecnologia não tivesse que sair de casa com dois rádios e ao mesmo tempo não criar divisões na estrutura, já somos tão poucos dividir a rede seria inconcebível. Era então necessário criar toda a estrutura, um servidor Master por país + um servidor DMR+Master por região, era também necessário adquirir-se um primeiro (para tudo tem que existir um primeiro) repetidor que tinha que ser Hytera.

Graças à colaboração de um pequeno grupo de colegas foi possível realizar algum do capital necessário para tudo isto, as despesas ainda não estão cobertas mas o sistema já está operativo à uns meses. Para quem já teve a possibilidade de o operar verificou que a qualidade de áudio é muito superior à do DSTAR e mesmo a interligação DMR->DSTAR não perde essa qualidade. No inicio deste ano arrancou um novo servidor com um novo sistema, o BrandMeister, este de código aberto com uma equipa de desenvolvimento extraordinária sempre prontos a ouvir e ajudar nas dificuldades que possam surgir tanto na configuração como em como utilizar da melhor forma a rede DMR.

A aquisição foi feita em Dezembro do ano passado e autorizado pela Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM por pedido feito pela Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano - ARLA , a quem desde já agradeço não só a aceitação do pedido de autorização (os equipamentos digitais não tem licença mas sim autorizações especiais) como a disponibilidade dada à instalação. 

Como o repetidor foi adquirido em regime de mecenato inquiri os colaboradores do projecto a pronunciarem-se sobre possíveis localizações e a abertura que havia por parte da ARLA em ser colocado na serra da Arrábida reunido esse consenso foi então adotada a posição da Arrábida como local de destino.

Assim os dados deste equipamento para quem ainda não os tenha são os seguintes:

1. Tipo de estação: repetidora de modulação digital;
2. Indicativo da estação: CQ0DMA;
3. Coordenadas geográficas: 38º29'33''N / 08º57'43''W (WGS84);
4. Frequência de emissão: 438,3500 MHz;
5. Frequência de receção: 430,7500 MHz;
6. PAR máxima: 25W; 
7. Color Code: 1
8. TS1 = free
9. TS2 = Bridge DSTAR

Neste repetidor o timeslot 2 estará sempre ocupado com a ligação na bridge DSTAR, isto diminui um pouco as características do sistema mas foi o definido aquando do arranque do projecto, com o tempo poder-se-á tomar outra postura. O timeslot 1 permite neste repetidor tudo o que é suposto operar na rede DMR, chamadas privadas, SMS, mensagens de APRS, ARS ou RRS (roaming).

A INFORMAÇÃO DO TIMESLOT 2 ESTAR OCUPADO SÓ SE APLICA A ESTE REPETIDOR, EM QUALQUER OUTRO (CASCAIS) O FUNCIONAMENTO É FEITO NOS DOIS, SENDO QUE O TS 2 É USADO PARA CONVERSAÇÃO LOCAL, PARA TESTE DE AUDIO, PARA CHAMADAS PRIVADAS E MAIS.


Em Março deste ano juntou-se à rede o 1º repetidor DMR colocado em Portugal pela Associação de Radioamadores da Linha de Cascais -ARLC, até à altura estava sozinho e na rede DMR MARC através de um c-Bridge na Alemanha, a ligação na nossa rede veio dar assim a possibilidade de expansão, a interligação entre os repetidores, contrariamente ao DSTAR em que todos estão interligados, no DMR este objectivo só é realizado se o utilizador quiser, podendo optar por falar localmente, regional ou nacional (quando houver muitos), isto esquecendo a ligação a um qualquer ponto no mundo.

Em conclusão: Quando o homem quer tudo e possível, assim um grupo de radioamadores conseguiu levar a cabo mais uma iniciativa privada e contar com a ARLA e o seu apoio incondicional, para as questões burocráticas “e físicas”. Quero em nome de todos os envolvidos no projecto agradecer à ARLA o apoio e as instalações, a todos os mecenas o meu muito obrigado e aos restantes um agradecimento pelas horas de testes e de experiências até à conclusão deste processo.

--
73's
***********************************
CT1JIB / Jorge Santos
QTH-Locator: IM58mo
CQ Zone:14/ITU Zone:37
Watch data in www.qrz.com
QSL Via: Bureau, Eqsl, LOtW
ARRL Member# 2000232451
REP Member# 1748
ARLA Member# 070
AMSAT US Member# 36900
EPC Member# 5302
*
Sysop of BrandMeister 2681, DMR_PT-Zone3, CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH, XRF040 and DCS012 Reflectors 
Co-Sysop of
CQ0DLX, CQ0DSM, CQ0DTV, CQ0DLR, CQ0DAM
DMR ID (268) 3007
*
DSTAR DMR PT
***********************************
---

fonte CT1JIB, recebido directamente via ARLA

Sem comentários:

Enviar um comentário