CQ0URTD - Amarante

A Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro colocou, recentemente, em funcionamento um novo repetidor que surge em substituição do - agora desactivado - link multimédia CS5GART.
Este repetidor, operativo com o indicativo CQ0URTD está a funcionar na banda de UHF, na frequência de 438,700MHz.

Dados técnicos do repetidor CQ0DMU:
Canal: RU696
Indicativo: CQ0URTD
TX Repetidor: 438,700.0 MHz
RX Repetidor: 431,100.0 MHz
Tom de protecção: 123.0Hz
Local: Amarante
Ligação Multimédia: Sim
Associação Responsável: ARETD - Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro

Divulgação:
Echolink CS5GART-L desligado e substituído pelo repetidor CQ0URTD-R

 Depois de dois anos de atividade do link CS5GARTD-L em 434.700MHz, a direção da ARETD decidiu fechar o ciclo experimental deste projeto em maio, optando por não renovar a sua licença.

No seu lugar entrou em operação, há pouco mais de três semanas, o repetidor UHF CQ0URTD-R, na frequência de 438.700MHz (-), tom 123. Esta estação de uso comum encontra-se no mesmo local do antigo link, cortesia do seu responsável, Manuel Moreira CT2HMR.

O projeto encontra-se em estado experimental, estando a direção da ARETD a efetuar contatos com várias instituições locais para a sua instalação num local que permita maior cobertura.


Testes realizados até ao momento apontam para excelente cobertura na cidade de Amarante, ao nível do rio Tâmega, vale do rio Ovelha e a cidade de Marco de Canaveses.

Este repetidor encontra-se registado na rede de Echolink de forma permanente mas, ao contrário do antigo link, não está ligado a qualquer conferência.

A direção da ARETD decidiu desta forma porque sente que o repetidor melhor serve, nesta configuração, os radioamadores da região do Baixo Tâmega, nomeadamente aqueles fora do alcançe RF ou mesmo da área.

Contudo, os utilizadores têm a liberdade de ligar o repetidor à sala da sua escolha, por via de comandos DTMF, desde que assumam o compromisso de o desligar assim que concluirem a sua utilização.

Do lado da internet, o repetidor aceita até um máximo de cinco ligações de utilizadores individuais, estando excluídos links, repetidores e conferências.

Este projeto está a ser possível graças à colaboração de vários membros da ARETD, que doaram equipamento, tempo e dinheiro para a sua concretização:

Manuel Moreira, CT2HMR

Fernando Rebelo CT2ITG

Manuel Pereira CT1ENF

Paulo Teixeira CT2IWW

A direção agradece ainda a cooperação da REP-Porto, na pessoa de Luciano Melo, CT1HHP, e do Grupo Radioamadores e Comunicações de Emergência Porto, na pessoa de Armando Oliveira, CT1FWZ.




---

Para mais informações visite a página da ARETD através do endereço web http://aretd.webnode.pt.

via ARETD

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. SE o mesmo servir para que de novo se ouçam os radioamadores da localidade os meus parabéns

    CT2FUO.

    ResponderEliminar