3.º Raid ARLA - subida a pé ao ponto mais alto da Serra da Arrábida

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano promove no próximo dia 9 de Junho, domingo, o 3.º Raid ARLA - subida a pé ao ponto mais alto da Serra da Arrábida. A actividade decorrerá entre as 15:00 e as 20:00 (sensivelmente).
Encontra-se aberto, até 26 de Maio, o período de inscrições para as estações que desejem juntar-se à equipa que vai subir a serra.

Divulgação:
Caros colegas,


No próximo dia 9 de Junho de 2013, a Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano convida-vos a juntarem-se a nós no “3.º Raid ARLA - subida a pé ao ponto mais alto da Serra da Arrábida”.

Mais perto do evento serão divulgadas todas as frequências em que serão operadas as estações no terreno, pois este convite tem duas vertentes, a da participação nas emissões e a dos contactos via rádio, sendo para já a primeira que está a ser alvo deste nosso contacto.

É por essa razão que estamos de momento a abrir um processo de inscrição para estações que desejem juntar-se à equipa que vai subir a serra.

Para o efeito, agradecemos que se inscrevam até ao próximo dia 26 de Maio de 2013 através do endereço cs5arla@gmail.com

Os dados a transmitir na mensagem serão os seguintes:




. Indicativo de estação;

. Nome de operador;

. Faixa(s) de frequências que se propõem operar;

. Modo(s) de transmissão;

. Outras indicações consideradas úteis e necessárias.



Esperamos desta forma reforçar a actual equipa e proporcionar a todos os interessados, sócios da ARLA ou não, uma oportunidade de fazerem umas horas de rádio ao ar livre, subindo ao cume de uma das serras
mais interessantes do país.

O número de inscrições será limitado, não só porque a equipa já está constituída por alguns elementos, como pelo facto de que iremos operar demasiado adjacentes uns aos outros para não causarmos interferências mútuas em algumas bandas, devido a tal proximidade.

De acordo com os testes efectuados no terreno, no passado mês de Abril e no percurso estudado para o efeito, a operação em HF e VHF na faixa dos 6 metros terá que ficar reservada apenas para o cume da serra, ou para os acessos próximos no seu ponto de maior altitude, pois o dossel da vegetação que vamos atravessar só permite antenas de pequena dimensão durante as deslocações.

Dessa forma, o plano original seria uma operação em VHF (faixa dos 2 metros) e UHF (faixa dos 70 centímetros) na ascensão e no regresso, onde se incluiriam (se possível) não só contactos ponto a ponto (em
ambas as bandas) como via estações repetidoras de VHF e UHF situadas no local (incluindo a digital DSTAR). Constituiria mais tarde um interessante exercício estudar a comparação entre os contactos
efectuados em directo ou via estação repetidora nessas bandas.

Daqui se pode compreender que 5 elementos seriam a composição ideal para a equipa e que o número de operadores no terreno não poderá ser muito mais extenso, nomeadamente se os proponentes a operarem em HF se disponibilizarem a fazer os percursos de subida e regresso em VHF e UHF.

Esta operação começará às 15:00 (hora local) e terminará sensivelmente às 20:00, pelo que a escolha das faixas de HF deverá ter as características da propagação habitual nesse período do dia em consideração.

Aceitam-se propostas de rotas alternativas que permitam a operação em HF e em VHF na faixa dos 6 metros durante o percurso de ascensão e retorno.

Será ainda facultada a oportunidade das estações no terreno utilizarem esta operação para fazerem contactos no âmbito do SOTA ou de qualquer diploma aplicável. A vinculação do evento aos diplomas fica à inteira responsabilidade dos elementos interessados nesse propósito.

Até breve e boa preparação.



73’s de CT1ETL - Miguel
Presidente da Direcção da ARLA
---

recebido directamente via ARLA

Enviar um comentário

0 Comentários