Dia Nacional do AM

A Associação de Radioamadores do Litoral alentejano leva a efeito no próximo dia 3 de Novembro (sábado) o Dia Nacional do AM. As emissões, em  amplitude modulada, terão lugar nas faixas dos 40m, 20m, 10m, 6m e 2m a partir das 09h00 UTC.



Divulgação:

Convite à participação no Dia Nacional do AM

Caros Colegas,

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano - ARLA, convida de novo os Radioamadores, nacionais e estrangeiros, a participarem numa emissão especial, em Amplitude Modulada - AM, nas faixas dos 40, 20, 10, 6 e 2 metros, Sábado, dia 3 de Novembro de 2012.

Como já é do vosso conhecimento, com o fim das emissões em AM a 30 de Outubro de 2011, a Pro-Funk ( Rádio Deutsche Welle) desligou definitivamente o seu centro emissor de onda curta em Sines e a Rádio Difusão Portuguesa - RDPi mantém actualmente a suspensão das respectivas emissões, não se sabendo se mais alguma vez voltará a emitir em Onda Curta desde Portugal.

As emissões em Amplitude Modulada promovidas pela Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano terão lugar nas seguintes frequências e horários (atendendo à mudança horária a realizar-se no dia 28 de Outubro de 2012 para o período de Inverno em Portugal) :

7,143.0 MHz (+- 5 kHz) - a partir das 09:00 UTC (a mesma hora oficial de Lisboa) e enquanto a propagação permitir os resultados desejados, voltando a repetir-se a partir das 19:00 UTC e novamente enquanto a propagação permitir os resultados desejados.

14,270.0 MHz (+- 5 kHz) - das 13:00 às 14:00 UTC (a mesma hora oficial de Lisboa).

29,075.0 MHz (+- 5 kHz) - das 14:00 às 15:00 UTC (a mesma hora oficial de Lisboa).

144,575.0 MHz (+- 5 kHz) - das 15:00 às 16:00 UTC (a mesma hora oficial de Lisboa).

50,575.0 MHz (+- 5 kHz) - das 16:00 às 17:00 UTC (a mesma hora oficial de Lisboa).


Esta iniciativa procura sobretudo atingir os seguintes objectivos:

a) Proporcionar uma oportunidade para a utilização de equipamentos antigos ou de colecção.

b) Promover a formação prática e sensibilização para uma forma de emissão que está a cair em desuso, numa acção particularmente vocacionada para a formação/experimentação dos Radioamadores da categoria 3 (neste caso através de apoio tutelado e utilização de outra estação individual ou estação de uso comum associativa).

O convite estende-se a todas as associações nacionais e internacionais que se queiram envolver nesta acção de formação/sensibilização, nomeadamente proporcionando actividade num modo de emissão que fez história, demonstrando as virtudes e qualidades sonoras de equipamentos antigos, ou alertando para as actuais catastróficas interferências que estão a inviabilizar o uso quotidiano das emissões de telefonia em A3E (Amplitude Modulada) em muitas regiões.

Propomos que, para ajudar os colegas de categoria 3, cada tutor faça uma simples introdução técnica ao modo de emissão, que se informem de uns quantos factos históricos pelo meio e que se ponham as estações no ar às horas combinadas, sempre que tal seja possível!

A escolha da maioria destas frequências (excepto os 6m) é proposta a pensar também nos colegas da categoria 2 de prefixo CS para que assim possam começar uma actividade num modo de emissão que já fez história.

O envio do relatório de actividade ("Log Book"), não é obrigatório mas seria gratificante para a organização receber aqueles que puderem ser enviados para o endereço de correio electrónico:
cs5arla+dia.do.am@gmail.com

Agradecíamos que divulgassem esta actividade pelos meios ao vosso dispor.

João Costa (CT1FBF)
Vogal da Direcção da ARLA
---

Enviar um comentário

0 Comentários