Concurso Internacional de Radioamadorismo “50º Aniversário - Comandos 2012"

A Direção Nacional da Associação de Comandos organiza no próximo dia 30 de Junho, sábado, o 2º Concurso Internacional de Radioamadorismo “50º Aniversário - Comandos 2012”.


Dados mais significativos:
Data: sábado, 30 de Junho de 2012
Horário: das 10H00 às 16H00 (hora Portugal continental)
Bandas: 20m e 40m (Concurso "Comandos 2012 HF")
Bandas: 2m (Concurso "Comandos 2012 VHF")
Categorias: Fixa e Portátil (mono-operador)
Multiplicadores: estação CR5CMD
Data limite para envio do log: 1 de Setembro de 2012


Regulamento do concurso:
2º CONCURSO INTERNACIONAL DE RADIOAMADORISMO

“ 50º ANIVERSÁRIO - COMANDOS 2012 “

A Direção Nacional da Associação de Comandos promove a realização do Concurso Internacional de Radioamadorismo “ 50º ANIVERSÁRIO – COMANDOS 2012 “, conforme deliberação da Direção Nacional da Associação de Comandos, de anualmente realizar o concurso internacional de radioamadorismo aberto a todos os radioamadores nacionais e estrangeiros, de acordo com o estipulado no Regulamento de Amador de Radiocomunicações estabelecido pela ANACOM, bem como no Plano de Bandas da IARU – Região 1.

O Concurso Internacional de Radioamadorismo “ 50º ANIVERSÁRIO – COMANDOS 2012” está integrado nas comemorações dos “ 50 Anos dos Comandos”, com o indicativo especial CR5CMD e decorrerá no dia seguinte ao “Dia do Comando”.


AMBITO:
Este concurso é de âmbito internacional, podendo participar qualquer estação de Amador devidamente legalizada.

LOCAL E HORA:
.A estação especial CR5CMD estará operativa desde a Bataria da Laje, (N38.686116 W 9.308820) no dia 30 de Junho, sábado, entre as 10H00 e as 16H00 (Hora legal de Portugal Continental).
Decorrerão em simultâneo duas versões de concurso, respetivamente VHF e HF.

BANDAS E MODOS:
VHF 2 METROS – Concurso “Comandos 2012 VHF”
HF 20 e 40 METROS – “Concurso “ Comandos 2012 HF”
Podem concorrer em simultâneo em VHF e HF.

A estação especial CR5CMD operará em 145.350 MHz em FM e nos segmentos entre 14.180 e 14.290 MHz e entre 7.065 e 7.095 MHz em SSB.

CATEGORIAS:
Fixa e portátil, apenas na modalidade de monoperador, exceto a estação CR5CMD que será multioperador.

INTERCAMBIO:
RS (controle de sinal) seguido do número sequencial a iniciar em 001, utilizando uma sequência numérica para a banda VHF e outra para HF.
Para as estações operadas por radioamadores com a especialidade “Comando”, enviarão RS seguido de “CMD”.
Nota: Durante o contacto pode-se evitar o intercâmbio da hora, sendo obrigatório o registo no respetivo LOG em horas UTC.

PONTUAÇÃO:
Em qualquer das modalidades VHF e HF a pontuação será a seguinte:
Contactos com a estação CR5CMD: contam 5 pontos

Contactos com Delegações da Associação de Comandos: contam 4 pontos
Contactos com outras estações participantes: contam 2 pontos
Contactos com outras estações que não enviem LOG nem nenhum contacto com CR5CMD: contam 1 ponto
MULTIPLICADORES:
A estação especial CR5CMD - instalada na Bataria da Laje, em Oeiras, N38.686116 W 9.308820 – pode ser contactada na mesma banda, uma vez em cada 30 minutos.

PONTUAÇÃO FINAL:
Soma dos pontos, a multiplicar pela soma do multiplicador.

LOG´s:
Enviar logs separados para VHF e HF para: concurso.comandos@gmail.com até 1 de Setembro de 2012, com ficheiro anexo em formato ASCII (TXT), ou em formato ADIF sendo o nome do ficheiro correspondente ao indicativo da estação ( i.e CR5CMD.txt ou CR5CMD.adi). A confirmação de receção dos logs será efetuada para o endereço de e-mail utilizado no envio.
Deve constar: Data, Hora, Indicativo, RS enviado, Numero sequencial enviado, RS recebido, Numero sequencial recebido, Modo e Banda. (i.e YYYY/MM/DD 1030 CT1XXX 59 001 (CMD) 59 111 SSB 7).
Será aceite o envio em suporte de papel, desde que contenha a informação supra citada.

DESCLASSIFICAÇÕES:

Qualquer estação participante pode ser desclassificada caso se verifique violação do presente Regulamento ou conduta antidesportiva.

DIPLOMAS E PRÉMIOS:
Na modalidade HF, apenas são elegíveis para Diplomas ou Prémios os participantes que efetuem no mínimo um contacto com a estação especial CR5CMD..

PRÉMIOS A ATRIBUIR:

Classificação Geral: 1º, 2º e 3º lugar:
Classificação VHF : 1º, 2º e 3º lugar:
Classificação HF : 1º, 2º e 3º lugar
Prémio especial : CMD melhor classificado

ENTREGA DE PRÉMIOS:
Terá lugar no IPJ - Instituto Português da Juventude, no Parque das Nações, em Lisboa, no dia 25 de Novembro de 2012, durante a Exposição Feira da Rádio da ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide – Rádio Amadores de Loures.

DISPOSIÇÕES FINAIS:
Ao participar neste Concurso, o radioamador aceita incondicionalmente o presente Regulamento em toda a sua plenitude, sendo os casos omissos ou suscetíveis de interpretação diversa, objeto de resolução direta pela Organização do Concurso cujas decisões são soberanas. Os Prémios ou Diplomas não entregues na cerimónia da entrega de prémios, serão posteriormente enviados por correio para as moradas fornecidas.

ESCLARECIMENTOS:
Podem ser obtidos via e-mail para concurso.comandos@gmail.com ou na página oficial da Associação de Comandos em http//www.associacaocomandos.pt

Abril de 2012
A ORGANIZAÇÃO DO CONCURSO
---

via rep.pt

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Boa noite

    Uma equipa de radioamadores composta por CT2HKC - José e CT1DOV - Beltrão (Sargento Ajudante do Exército - Operações Especiais ) participarão no concurso desde o Centro Interpretativo das Linhas de Torres / Forte da Casa IM58LU. Cada um operará o seu indicativo.
    Bom concurso.

    CT1DOV
    Beltrão

    ResponderEliminar