SOTA Portugal

Desde Abril de 2011 que o programa SOTA - Summits On The Air está também activo em Portugal com o programa SOTA Portugal. O manager é Manuel Marques - CT1BWW.
O SOTA Portugal conta, actualmente, com 237 referências divididas por 11 regiões que podem ser consultadas aqui.

O programa SOTA Portugal lançou já dois diplomas centrados em Portugal:
- Diploma Cumes e Picos de Portugal, disponível para os radioamadores e SWL's que obtenham um mínimo de 100 pontos em contactos com estações a operar desde os picos e cumes das Montanhas de Portugal;
- Diploma atribuido aos "Activadores", disponível para os operadores que obtenham um mínimo de 100 pontos a operar deade os picos e cumes das Montanhas de Portugal.
O award manager do programa SOTA Portugal é David Quental - CT1DRB.

Divulgação:

Actividade de Radioamadores Montanhistas nos Cumes e Picos das Serras de Portugal

Finalmente aí está! o SOTA em Portugal, depois de vários países terem aceite este desafio, aqui estamos nós com 57 Referências para o SOTA Internacional com data efectiva em Abril. É com grande satisfação que a candidatura da SOTA Associação Portuguesa foi aceite pela SOTA International.



O trabalho efectuado envolve cerca de 110 Referências, mas para já foram homologadas 57.

SOTA é um programa internacional que fomenta a operação de radioamadores desde os cumes de colinas e montanhas. Os “Activadores” são radioamadores que transmitem desde os picos e cumes de montanhas . Os “Caçadores” são os radioamadores que contactam com o s “Activadores” . Os “SWL-Rádio escutas” podem também participar, anotando os QSO’s entre “Activadores” e “Caçadores”.

O “Activador” é a Base do programa SOTA, pois que sem estes não haveria QSO’s (comunicados via rádio). Esta publicação destina-se a fornecer toda a informação necessária ao “Activador” para que a sua actividade seja bem sucedida.  Trata-se de um Guia com a informação básica e o compêndio de Regras do Programa SOTA pode encontra-se na publicação S0.1 General Rules.

O “Activador” ascenderá aos cumes, picos de montanhas que estão incluídas No Programa SOTA, e desde ali estabelecerá QSO’s. A primeira coisa que deverá  saber é quais os Cumes ou picos válidos e para isso deverá saber quais as Serras e Montanhas que constituem o programa. Para isso deverá consultar o Manual de Referencia da Associação (ARM) da área a qual pretende efectuar a activação.

Este Manual contém informação local útil, pontuações atribuídas aos distintos cumes y consequentemente quais os cumes e picos válidos e aceites.

Os manuais de referência (ARM) podem ser descarregados da Página WEB Oficial do Programa  SOTA.
---

Para consultar todas as informações sobre o SOTA Portugal visite a página web do programa através do endereço http://sotaportugal.bravehost.com.

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Aqui está a melhor actividade que poderia aparecer em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/5/11 20:59

    Sem duvida grande noticia!

    CT2JES

    ResponderEliminar