Diploma DXCC


DXCC - DX Century Club, gerido pela ARRL -American Radio Relay League, é talvez o mais importante e conhecido diploma do radioamadorismo mundial. Este diploma é atribuído aos radioamadores que façam prova de ter contactado com, pelo menos, 100 entidades DXCC distintas.

Mas afinal o que é uma entidade DXCC? Uma entidade DXCC, segundo a definição de Clinton B. DeSoto - W1CBD no seu artigo intitulado "How to Count Countries Worked, A New DX Scoring System" e publicado na revista QST no ano de 1935, é toda e qualquer distinta área geográfica ou política.
Em Portugal existem 3 entidades DXCC: Portugal, Açores e Madeira.

Existem um total de 18 diplomas DXCC diferentes disponíveis.
O diploma DXCC pode ser obtido confirmando um mínimo de 100 entidades DXCC distintas independentemente da banda/modo utilizados, mas pode também ser obtido confirmando apenas contactos numa determinada banda, ou num determinado modo.

São periodicamente divulgadas, na revista QST, as listagens DXCC HONOR ROLL que são constituídas por todos os radioamadores a que faltem confirmar um máximo de 10 entidades DXCC.

O "DXCC CARD CHECKER"  para Portugal é o radioamador José Emanuel Ribeiro de Sá - CT1EEB, que disponibiliza na sua página web, em Português, várias informações relativas ao DXCC.
Visite a página web de CT1EEB através do endereço web http://www.qsl.net/c/ct1eeb/dxcc/.

Para aceder à página oficial, em Inglês, do diploma DXCC visite http://www.arrl.org/dxcc.

Enviar um comentário

0 Comentários