Acção de Sensibilização sobre Comunicação aplicada às Radiocomunicações


A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano organiza uma Acção de Sensibilização sobre Comunicação aplicada às Radiocomunicações.
Esta acção de sensibilização decorrerá na sede da A.R.L.A. (Santiago do Cacém) entre as 14H00 e as 18H00 do próximo dia 11 de Outubro (Sábado).
As inscrições (gratuitas) deverão ser feitas até 3 de Outubro para o email cs1rla.arla@gmail.com indicando o nome completo e indicativo (se aplicável).
A realização desta acção de sensibilização está dependente de um número mínimo de 15 participantes, pelo que a 6 de Outubro será comunicado aos inscritos a confirmação ou cancelamento da acção.

Divulgação:
Acção de Sensibilização sobre Comunicação aplicada às Radiocomunicações

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano vai promover uma acção de sensibilização sobre Comunicação aplicada às Radiocomunicações.
Esta actividade pedagógica está prevista para o próximo dia 11 de Outubro, na sede da A.R.L.A., em Santiago do Cacém, entre as 14:00 e as 18:00.
As datas originais sofreram uma ligeira alteração e, a pedido de alguns colegas, foram ambas condensadas numa só sessão ( para facilitarem as deslocações ).
Este novo agendamento ocorre da coincidência com outras actividades organizadas por associações congéneres, nomeadamente no último fim-de-semana de Setembro e no primeiro de Outubro.
A realização desta acção ficará dependente do número mínimo de 15 inscrições.
Esta actividade destina-se a fornecer conceitos fundamentais sobre comunicação, com especial destaque para a comunicação humana em vários contextos.
Serão propostas ferramentas indispensáveis para potenciar resultados, corrigir imperfeições vulgares, ultrapassar barreiras à comunicação e tornar eficientes as transmissões via rádio em diferentes modos e operações, particularmente no Serviço de Amador.
Apesar disso há uma grande exequibilidade de aplicação a quaisquer outros serviços de radiocomunicações que funcionem num esquema de transmissões, ou melhor, relações de comunicação simétricas.
Será dada uma especial atenção e destaque à importância das barreiras à comunicação, uma área fundamental e indispensável para a promoção de uma comunicação humana infalível e eficaz a qualquer nível.

Destinatários :
. Operadores licenciados para o Serviço de Amador e Serviço de Amador por Satélite
. Candidatos à licença para o Serviço de Amador e Serviço de Amador por Satélite
. Operadores de qualquer outro serviço de radiocomunicações
. Aficionados da Radioescuta e do " DXismo "
. Público em geral, nomeadamente os utilizadores de radiocomunicações casuais com equipamentos do tipo dos que não exigem licenciamento ( LPD e PMR ).

Tipologia de formação :
Sessão presencial composta por formação activa, a qual inclui trabalhos de grupo, simulações e jogos pedagógicos.
Os participantes serão convidados a levarem consigo 5 folhas de papel formato A4 ( ou bloco ) e lápis ou caneta.

Programa :
1. O que é a comunicação ? ( definições e conceitos elementares )
1.1 Componentes da comunicação
1.2 Funcionamento do processo de comunicação
1.3 Formas da comunicação humana
Pausa
2. Barreiras à comunicação ( primeira parte )
Pausa
2. Barreiras à comunicação ( segunda parte )
Intervalo
3. Radiocomunicações eficientes no Serviço de Amador
3.1 Regras Gerais
Pausa
3.2 Casos Específicos
3.2.1 Comunicações de Resposta à Emergência
3.2.2 Comunicações via Estação Repetidora
3.2.3 Comunicações em Longa Distância ( DX )
3.2.4 Comunicações em Concursos ou Expedições
3.2.5 Comunicações em Telegrafia e Modos Digitais Modernos
Pausa
4. Avaliação de Conhecimentos e Conclusão

Duração : 3h45m

A participação é gratuita.
Os interessados poderão inscrever-se via correio electrónico, indicando apenas o nome completo seguido de indicativo de estação, ( caso tenham licença para o Serviço de Amador ).
As mensagens deverão ser enviadas para o endereço cs1rla.arla@gmail.com até ao próximo dia 3 de Outubro.
Dado que esta acção depende do número mínimo de inscrições, a confirmação da respectiva efectivação ou do seu cancelamento, será transmitida aos participantes no dia 6 de Outubro de 2008.

Enviar um comentário

0 Comentários