Notas sobre o regulamento do concurso "Dia da Marinha Portuguesa" 2008


A edição 2008 do concurso "Dia da Marinha Portuguesa" organizado pelo Núcleo de Radioamadores da Armada conta com algumas novidades no seu regulamento.
Desde logo a não existência de estações "chave" para cálculo de pontuação dos contactos, ao invés foi introduzido o conceito das zonas CQ para efeitos de pontuação.
Foi também abolida a cláusula que obrigava a que pelo menos uma das estações intervenientes no contacto tivesse que estar localizada em território nacional para que esse contacto fosse pontuável.
Estas alterações nas regras do concurso em conjunto com a bonificação significativa na pontuação dos contactos com outras zonas CQ's poderá levar a uma maior participação internacional.

No regulamento continua a existir a cláusula que diz: "(...) O multiplicador apenas conta se a estação contactada também contactar CQ5MGP. (...)" esta regra leva a que seja impossível aos concorrentes no final do concurso poderem saber qual o seu "claimed score" - pontuação reclamada, para além de poder penalizar as estações com melhores condições técnicas, uma vez que ficam sempre "dependentes" da prestação da estação CQ5MGP.
Parece ser uma regra a rever no sentido da maior transparência possível nos resultados, já que não é possível após o terminus do concurso os concorrentes terem ao seu dispor todos os dados para poderem obter os resultados da sua participação.

De destacar ainda a continuação da aceitação dos logs através de formatos informáticos standard, nomeadamente ADIF - Amateur Data Interchange Format permitindo assim a existência de programas informáticos para gestão do concurso.

Enviar um comentário

0 Comentários