Diploma Marcos Geodésicos de Portugal

O Radioamador Clube de Loulé promove o Diploma Marcos Geodésicos de Portugal.

 

Divulgação:



 

Diploma Marcos Geodésicos de Portugal

 Departamento de Concursos do R.C.L. (RCL-DXALGARVE )

 O Diploma  Marcos Geodésicos de Portugal – é um diploma nacional, de cariz permanente, endereçado a todos os radioamadores e rádio escutas que façam prova ter activado, contactado ou escutado activações.

 Activações: Todos os interessados em fazer esta actividade, deverão comunicar ao Departamento de Diplomas e Concursos – RCL-DX, e-mail: radioamador_clube_loule@hotmail.com informação da localização geográfica da actividade, indicativo, refer^ncia activada e período afim de ser  registada a activação. Após a actividade envio de log e prova fotográfica da realização da activação.

 São válidos  os contactos realizados em Marcos Geodésicos referenciados no sistema geográfico e cadastral de Portugal  - cerca de 9000.

 Mapa dos Marcos Geodésicos: http://mapas.dgterritorio.pt/viewer/index.html

(nota: temos disponivel o ficheiro antigo KMZ com os vértices de primeira ordem )

Listas de Marcos Geodésicos disponiveis em

Portugal Continental

https://www.dgterritorio.gov.pt/sites/default/files/ficheiros-geodesia/RGN_PTTM06_ETRS89.xls

Açores:

https://www.dgterritorio.gov.pt/sites/default/files/ficheiros-geodesia/RGN_A%C3%A7ores_PTRA08_ITRF93.xlsx

Madeira:

https://www.dgterritorio.gov.pt/sites/default/files/ficheiros-geodesia/RGN_Madeira_PTRA08_ITRF93.xlsx

Frequências: Todas as bandas de HF, VHF, UHF e SHF são válidas para o Diploma. São  permitidos QSO's em Fonia, Telegrafia, QRP e Digitais incluindo DMR, DSTAR, C4FM-FUSION, P25, TETRA   em modo directo, contudo os QSO's realizados através de qualquer tipo de repetidores não serão considerados com excepção dos via satélite incluindo QO-100.  Os contactos devem ser realizados nas frequências recomendadas pelas organizações de amador internacionais. Estão excluídas as estações em móvel marítimo ou aéreo.

As referências são constituidas pelas letras CT-VG seguidas de duas letras referentes ao distrito conforme norma ISO 3166-2:PT e o número na lista de Marcos Geodésicos (Portugal Continental, Madeira e Açores).  Exemplo: FÓIA Algarve – Ref CT-VGFA7538

Contactos: Serão válidos todos os contactos confirmados realizados a partir de 26 de Setembro de  2021, devendo constar no Log o nome e referência do Marco Geodésico, sendo admitido para efeitos da obtenção do Diploma um contacto por activação.  Não serão admitidos mais de 3 (três) contactos por ano com a mesma referência. Os contactos em QRO serão validados em separado dos contactos em QRP. Se no decurso de uma activação for realizado mais que um contacto sómente será considerado válido o úlimo contacto.

Pedido do Diploma: O diploma é atribuído para um mínimo de 10, 50, 100, 500 ou 1000  contactos confirmados.  É obrigatório o envio dos Logs aquando do pedido do diploma. No caso do pedido ser um “upgrade” de Diploma já obtido deverá enviar os logs  dos contactos adicionais realizados. As listas dos contactos realizados devem ser em formato "ADIF". O pedido será feito para o  Radioamador Clube Loulé - Apartado 155, 8101-909 Loulé ou por email para radioamador_clube_loule@hotmail.com

O custo é de 10€ para o diploma base  em papel. O diploma em formato pdf é gratuíto. As placas têm um custo de euro 50 ( euro 40 para sócios) e os troféus de euro 75 (euro 65 para sócios)  – mais portes de envio.

Os Diplomas terão as seguintes denominações: “Iniciado” com 10 contactos, “Explorador” com 50 contactos, “Especialista” com 100 contactos, “Diamante” 500 contactos e “Platina” 1000 contactos. A pedido será atribuído placa a quem realizar 500 contactos e troféu gratuito a quem realizar 1000 contactos.

Será concedido Diploma em formato digital à estação activadora  – após recepção dos logs -, com o mínimo de 10 contactos, que comunicar a actividade com menção dos Radioamadores participantes. Aplicando-se os critérios anteriormente mencionados para os diferentes niveis. A activação deve durar no minimo 1 (uma) hora.

Os diplomas são atribuídos nas secções: Activador, Caçador e SWL.

Cada cpntacto validado conta como um ponto.

Será estabelecida uma classificação anual para as estações activadoras e caçadoras,  será vencedora a estação que mais activações válidas (activador) realizar e contactos confirmados (caçador) , para desempate será considerado o maior número de contactos realizados. Será atribuída pelo RCL um troféu ou placa e enviado sem custos para o vencedor anual.

Validação: A activação para ser considerada válida, deve ser realizada junto do Marco Geodésico ou nas proximidades com as antenas colocadas a máximo de 100-200m distância, em caso da existência de vedações ou barreiras que impossibilitem o acesso. Sómente com a entrega dos logs pelas estações activadoras e estações contactadas (caçadores)  será efectuada a confirmção do contacto.

No caso da activação ser realizada com indicativo especial, devem ser enviadas cópias das eventuais licenças pedidas para o efeito. 

Todas as activações válidas serão mencionadas no site do R.C.L. cs0rcl.blogspot.com e Facebook do RCL e sempre que possível  os registos serão colocados na internet.

Este Diploma pode ser realizado ao mesmo tempo que activações SOTA, DMP, etc. Devendo a referência referente ao Diploma dos Marcos Geodésicos ser também anunciada.

 Este Diploma é da inteira responsabilidade do RCL.

As decisões do RCL, na interpretação destas regras ou possíveis alterações que no futuro venham a ser realizadas são inapeláveis.

---

Consulte o regulamento oficial aqui.

via RCL

Enviar um comentário

0 Comentários