XVIII Concurso VHF / UHF 2022 ARAM

 A Associação de Radioamadores do Alto Minho organiza no próximo sábado, dia 28 de maio de 2022, mais uma edição do seu concurso de V/UHF, o 18º Concurso VHF / UHF 2022 ARAM.

Dados mais significativos:
Data: 28 de maio de 2022
Horário: das 13H00UTC ás 23H00UTC
Bandas: 2m, 70cm e 23cm
Modos: AM, CW, FM e SSB
Categorias: Categoria Fixa, Portátil ou Escuta
Data limite para envio do log: 5 de junho de 2022



 

Regulamento do concurso:

ARAM – Associação de Radioamadores do Alto Minho
XVIII Concurso VHF / UHF 2022


REGULAMENTO

1. Objectivos
Promover a actividade nas faixas VHF e UHF do Serviço de Amador, em especial nas bandas de 2 m, 70 cm e 23 cm. Incentivar a iniciação nos concursos aos radio-amadores principiantes (incluindo os de Categoria 3), despertando o interesse competitivo e a respectiva evolução técnica de todos, sem excepção.

2. Período
Das 13:00 UTC às 23:00 UTC do dia 28 de Maio de 2022, último sábado do mês de Maio.

3. Âmbito
Internacional. São válidos os contactos efectuados por estações devidamente licenciadas, bem como os relatórios de escuta realizados pelos radio-amadores de Categoria 3.

4. Categorias
Três categorias: Fixa, Portátil, ou Escuta, sendo apenas válida uma categoria por estação. As estações a operar em portátil deverão identificar-se com /P.

5. Bandas
2 m, 70 cm e 23 cm nos segmentos recomendados pela IARU Região I.

6. Modos de emissão
Fonia (AM, SSB, FM) e telegrafia (CW).

7. Contactos
A mesma estação só pode ser contactada uma vez por Banda.

Só pode ser utilizado um QTH Locator em todas as Bandas, durante todo o concurso.

Os contactos efectuados de outra forma que não a de ponto a ponto não serão válidos. (Exemplos: Repetidores, Satélites, Echolinks, etc).

8. Intercâmbio
Deve ser trocado e registado o controle de sinal (RST), seguido de um número sequencial começando em 001 em cada banda e o respectivo QTH Locator (exemplo: IN60AG), de ambas as estações.

Nota: Não será necessário efetuar o intercâmbio da hora, no entanto é obrigatório o registo no respectivo “LOG” em UTC (Tempo Universal Coordenado).

9. Pontuação
Será contabilizado 1 ponto por quilómetro de distância entre os respectivos QTH Locator, das duas estações, por Banda.

Será multiplicador cada QTH Locator efetuado, até ao segundo nível do QTH Locator (Exemplo IM58;IN51).

A pontuação será calculada utilizando as seguintes fórmulas:
• Pontuação por Banda:
      Pontuação por banda = Pontos (km) x Número de Quadriculas
• Pontuação Geral = soma das pontuações obtidas em cada Banda

Exemplo:
• Pontuação geral = (Pontos Banda de 2m x nº de quadriculas) + (Pontos Banda de 70cm x nº de quadriculas) + (Pontos Banda de 23 x nº de quadriculas)

Aos concorrentes de Categoria Escuta será atribuído 1 ponto por cada QSO escutado e validado (todos os campos do Log, preenchidos)

10. O Log
Os Logs devem ser enviados à organização até às 23:59 (UTC) do dia 05 de Junho de 2022 para o endereço de correio electrónico: concurso@aram.pt.

Deverá ser elaborado um e um só Log por Banda.

Só são admitidos Logs apresentados em formato “CABRILLO” (cf. Anexo 1), excepto para os radio-amadores de Categoria 3. Os concorrentes de Categoria 3 deverão elaborar um único Log, comum a todas as bandas, de acordo com o modelo elaborado pela Organização deste concurso e disponível para download no site da ARAM (na página do concurso e no Anexo 2).

Ao enviar o seu log por e-mail, no campo assunto deverá escrever “LOG CTXXXX” mais “/P” no caso operar na categoria portátil.

Deverá ser inscrito no campo de observações um contacto telefónico ou e-mail.


11. Verificação dos Log
Apenas serão classificados os concorrentes que remetam os respectivos Logs, dentro do prazo definido no ponto 10 deste regulamento.

Serão considerados inválidos em ambos os Logs, os contactos cujo cruzamento dos dados, relativos a data, hora (QTR), banda, indicativo (incluindo o /P das estações portáteis), número de série e QTH locator, não estejam coincidentes ou dentro da tolerância permitida, por não ser possível determinar qual das duas estações cometeu o erro.

Ao campo da hora de contacto (QTR) é permitida uma tolerância de +/- 5 minutos. O valor deste campo deve corresponder à hora de QSO terminado.


12. Resultados
Serão publicados os resultados provisórios no site oficial da ARAM em http://www.aram.pt/, até ao dia 31 de Setembro de 2022, assim como os Logs dos concorrentes, de forma a permitir que sejam apresentadas reclamações que decorram de erros por parte da organização.

O prazo para reclamações é de 5 dias após a publicação dos resultados provisórios.

Decorrido o prazo de reclamações, estas serão apresentadas ao Júri, ficando os resultados suspensos até uma tomada de decisão. Caso não haja reclamações, transcorrido o prazo previsto, os resultados serão considerados definitivos.

13. Prémios
Serão atribuídos os seguintes troféus, não cumulativos, pela ordem a seguir indicada.

- Melhor pontuação na Classificação Geral F
- Melhor pontuação na Classificação Geral /P
- Melhor classificação na banda dos 2 m para estação Fixa
- Melhor classificação na banda dos 2 m para estação Portátil
- Melhor classificação na banda dos 70 cm para estação Fixa
- Melhor classificação na banda dos 70 cm para estação Portátil
- Melhor classificação na banda dos 23 cm para estação Fixa
- Melhor classificação na banda dos 23 cm para estação Portátil

Cada estação apenas terá direito a um único troféu, sendo repescadas as estações posicionadas nos lugares imediatamente inferiores, para atribuição dos troféus.

A todas as estações concorrentes com mais de 5 QSOs, será emitido um Certificado em formato electrónico, onde constará a classificação obtida em cada banda participada.

Aos concorrentes de Categoria Escuta que enviem o seu Log, com pelo menos 5 relatos de contactos válidos, será emitido um Certificado em formato electrónico, com a respectiva classificação.

Os certificados electrónicos estarão disponíveis para download, na página do concurso, no sítio daARAM,   em   http://aram.pt/?pagina=eventos&subpg=concursoVHFUHF,   após   a   homologação   dos resultados finais.

14. Entregas de Prémios
Os prémios serão entregues durante a anual Feira da Rádio da ARAM, a realizar no dia 8 de Outubro de 2022 (segundo sábado de Outubro).

Os concorrentes premiados que não possam estar presentes na Feira da Rádio da ARAM, poderão solicitar o envio do prémio por correio, mediante pagamento prévio das respectivas despesas de envio.

A  solicitação   do   envio   do   prémio   por   correio,   deverá   ser  feita   pelo   interessado,  por  correioelectrónico endereçado a geral@aram.pt.

A ARAM deixa de ter qualquer responsabilidade na entrega dos prémios que não tenham sido reclamados até ao final do ano civil respeitante ao concurso.

15. Desclassificações
Serão desclassificados todas as estações cujo operador:

•Forneça dados falsos ou erróneos aos restantes concorrentes e/ou à organização.
•Somente conceda pontos a determinados concorrentes em prejuízo dos demais.
•Não cumpra as normativas legais do Serviço de Amador.
•Transgrida qualquer dos pontos do presente regulamento.
•Não envie o Log no formato correcto e dentro do prazo, indicados no ponto 10.

16. Júri
O júri do concurso é constituído pelos radio-amadores Afonso Leitão (CT1ACS) e  Maria Lomba (CS7AKV), aos quais é interdita a participação no concurso.

O júri é responsável pela resolução dos casos omissos ou de dúvida sobre o regulamento, as
suas decisões terão em atenção o espírito do concurso.

As decisões do júri serão inapeláveis.

17. Apoio e esclarecimentos
Qualquer pedido de apoio e/ou esclarecimento, deverá ser remetido para concurso@aram.pt.

18. Notas Finais
A participação no concurso pressupõe a total aceitação do seu regulamento.


Pela direcção da ARAM
Paulo Cunha
(Presidente)

--

Para aceder ao regulamento oficial do concurso visite a página web da ARAM em http://aram.pt, ou directamente aqui (ficheiro .pdf).

Enviar um comentário

0 Comentários