Concurso dos trinta anos da Associação de Radioamadores da Costa de Prata

 


A Associação de Radioamadores da Costa de Prata promove de 8 de Abril a dia 8 de Outubro o "Concurso dos trinta anos da Associação de Radioamadores da Costa de Prata".

"No próximo mês de Abril de 2021, a Associação de RadioAmadores da Costa de Prata perfaz 30 anos de existência, não querendo deixar esta data por celebrar, vamos realizar um concurso rádio que terá a duração de seis meses.

Ao longo destas três décadas, muitas coisas mudaram no seio do nosso querido Hobby, muitos métodos e formas de estar na Rádio foram surgindo e outras quase desapareceram, queremos, com toda a certeza fazer renascer a utilização de alguns modos de comunicações de Amador, pelo que, o presente regulamento terá como objetivo promover uma diversidade desses meios de comunicação."

 

 Divulgação:

CONCURSO DOS TRINTA ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE RADIOAMADORES DA COSTA DE PRATA

REGULAMENTO

 
1 - GENERALIDADES

1.1 – A Associação de RadioAmadores da Costa de Prata (de ora em diante ARCP), comemora no dia 8 de Abril de 2021, o 30º Aniversário da sua fundação.

1.2 – Pretende-se promover todas as bandas de Amador e os mais diversos modos de comunicação existentes, Fonia (Analógico e digital), CW, Modos Digitais (SSTV, Packet, Psk31, Rtty e FT8).

a) Todos os contactos em DMR, Dstar, Fusion, C4FM, e similares, tais como Echolink, devem ser registados na opção DMR do Log.

b) Os contactos realizados nos modos digitais FT8, Psk, Rtty e similares, devem ser registados com a opção FT8 do Log.

1.3 - Podem participar todos os RadioAmadores devidamente licenciados (Os Amadores de categoria 3, com menos de 2 anos de atividade, podem participar, registado os contactos por si escutados entre duas estações a concurso e registados em folha de Log excel anexo ao presente regulamento).

1.4 – Categoria de operador único em todas as bandas e modos.

1.5 – Log's remetidos à ARCP até final do ano de 2021 para o email da ARCP: arcp.ff@gmail.com

1.6 - Chamada: "CQ 30 ANOS ARCP".


2 - BANDAS


2.1 – Tem por Objetivo promover a utilização de todas as bandas do Serviço de Amador.

2.2 – O concurso é valido de 8 de Abril a dia 8 de outubro do corrente ano.

2.3 - Âmbito: São contabilizados como válidos até ao máximo de três contactos diários com qualquer estação devidamente licenciada dentro ou fora do território nacional.

2.4 – Categoria mono operador para todas as estações fixas, móveis ou portáteis.

2.5 - Bandas: as recomendadas pela IARU Região I, nas seguintes bandas: 80m; 40m; 20m; 15m; 12m; 10m; 6m; 2m; 70cm; 23cm; QO-100

2.6 – Todos os modo de emissão legalmente permitidos a cada categoria de Amador.

2.7 - Contactos: A mesma estação só pode ser contactada uma vez por banda e/ou modo. O QTH Locator deve ser referenciado para cada contacto, tal como modo e Banda e/ou tipo de estação.

2.8 - Intercâmbio: Serão trocados e registados o contacto iniciado por Data: Dia/Mês/001 onde conste o QTH Locator completo de ambas as estações (de acordo com o Log modelo), a banda/frequência utilizada e respetivo modo de operação e modelação utilizada.


3 - PONTUAÇÂO:

a) Os contactos feitos em CW multiplica 3 pontos;

b) Contactos com sócios efetivos da ARCP, valido com cada indicativo apenas uma vez em todo o concurso, soma 500 pontos ao total final e, será feito manualmente no campo do separador/folha MENU do excel indicado para log;

c) Contactos em Packet radio têm multiplicador 10x;

d) Contactos feitos em SSTV tem multiplicador 5x;

e) A estação especial da ARCP (indicativo CS1ACP) soma 15 pontos aos contactos (em todo o concurso válido um contacto);

f) Contactos em modos de comunicação como: Dstar, DMR, C4FM, Fusion (e similares) ou echolink, será permitido mas só contabilizado se com os sócios da ARCP, contabilizados como 1x (Um ponto);

g) Contactos em 80 e 40 metros são contabilizados com 2 ponto em SSB (se FM multiplica por 2x, se AM multiplica por 3X);

h) Contactos em 20 e 6 metros são contabilizados com 3 pontos em SSB (se FM multiplica por 2x, se AM multiplica por 3X);

i) Contactos em 17 e 15 metros são contabilizado com 4 pontos em SSB (se FM multiplica por 2x, se AM multiplica por 3X);

j) Contactos em 12 e 10 metros são contabilizados com 5 pontos em SSB (se FM multiplica por 2x, se AM multiplica por 3X);

k) Contactos nos 2 metros são contabilizados com 1 pontos em FM (em SSB multiplica por 2x);

L) Contactos nos 70 centímetros são contabilizados com 1 pontos em FM (em SSB multiplica por 3x);

*(são permitidos contactos referidos em k) e L) também através dos repetidores da ARCP, com a pontuação de 1 pontos);

m) Contactos nos 23 centímetros são contabilizados com 5 pontos em FM ou 3 em SSB;

n) Contactos através do QO-100 são contabilizados com 10 pontos.


3.1 - Os "Log's" devem conter os seguintes dados: Data, Hora, Indicativo, Controlo Enviado, Controlo Recebido, QTH Locator, banda, frequência, modo utilizado.

3.2 - Se um participante não enviar o respetivo "Log", os contactos realizados serão contabilizados, desde que o indicativo da sua estação figure em pelo menos, 3 "Log's" diferentes para essa mesma banda e/ou modo.

3.3 -Log's fora do prazo não são considerados. Dados incorretos na troca de Log's são anulados.

3.4 - Classificações: Todos os participantes nacionais terão direito a um diploma que poderá ser remetido digitalmente ou em formato papel caso desejável, os internacionais terão direito a esse mesmo diploma remetido em formato digital (email ou outro a seu gosto).

3.5 - Em caso de empates pontuais entre participantes, será melhor pontuado quem tiver o contacto com a estação especial CS1ACP, depois, em caso de se manter a igualdade, o maior numero de sócios da ARCP contactados. Por fim e, não havendo alternativa de desempate, será melhor classificado o participante mais antigo em tempo de licença.


4 - BANDAS DE HF

4.1 - Todos os participantes poderão contactar entre si, no âmbito das regras estabelecidas no Regulamento de Amador de Radiocomunicações (RAR).

4.2 - A estação especial da ARCP para o concurso terá Multi Operadores, em todos os modos e bandas possíveis em horários que serão divulgados ao longo do concurso (Em Cluster com a sigla "CS1ACP para concurso CQ 30 ARCP" e outras formas ainda a definir).

4.3 - Cada participante pode contactar com a mesma estação, apenas em bandas diferentes.

4.4 - Pontuação final. A soma de todos os pontos dos contactos válidos, multiplicada pela soma de todos os multiplicadores obtidos.

4.5 - Log's: de acordo com a pagina excel anexa ao presente regulamento e que pode ser imprimida para facilitar o preenchimento manual, mas que posteriormente deve ser preenchido em computador e assim remetido à organização das formas descritas no presente regulamento. Não esquecer de reportar o numero de paginas utilizadas nos respetivos campos, a fim facilitar a contabilização da pontuação..


5 - DESCLASSIFICAÇÕES

Serão desclassificados todos os operadores que:

=> Proporcionem dados falsos ou erróneos aos restantes concorrentes e à organização.

=> Somente concedam pontos a determinados concorrentes em prejuízo dos demais.

=> Não cumpram os normativos legais do Serviço de Amador.

=> Transgridam qualquer dos pontos do presente regulamento.

=> Não cumpram os segmentos definidos pela IARU Região I, para telefonia em SSB, telegrafia em CW, modos digitais ou Serviço de Amador por Satélite.

=> Tentem de alguma forma adulterar o registo de Log em Excel anexo e parte integrante do presente concurso.


6 - NOTAS FINAIS

A participação no concurso pressupõe a total aceitação do presente regulamento. Os casos omissos ou de dúvida ao presente regulamento, serão resolvidos pela organização e comunicados publicamente a todos no sitio da Internet da ARCP em: https://arcpff.wixsite.com/arcpff


7 - PRÉMIOS

Serão anunciados brevemente, a quando da partilha convosco do livro excel que servirá de Logbook para registo de todos os contactos efetuados.

___________________________________________________________________

Documento com as regras descritas para impressão Regulamento

*** 

Download do registo do Livro de log do concurso Log

A DIRECÇÃO DA ARCP

---

agradecimento a / recebido directamente via ARCP

Enviar um comentário

0 Comentários