ARLA - Actividade Rádio "Relay"

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano organiza no próximo dia 16 de Junho, domingo, a sua primeira actividade "Rádio Relay". Esta actividade, que decorrerá entre as 15H00 e as 17H00 de domingo, pretende "estabelecer na frequência de 145.550, e durante duas horas, uma rede de âmbito nacional utilizando exclusivamente comunicações de amador simplex em FM".

Dados mais significativos:
Data: 16 de Junho de 2013
Horário: das 15:00 às 17:00 de domingo
Frequência: 145,450 MHz
Data limite para envio de listas: 18 de Agosto de 2013

Regulamento:

ARLA irá promover a sua primeira actividade "Radio Relay" a 16 Junho 2013

Caros colegas,

A ARLA irá promover no próximo Domingo, dia 16 de Junho de 2013, pelas 15 horas a sua primeira actividade "Rádio Relay".

O seu principal objectivo é estabelecer na frequência de 145.550, e durante duas horas, uma rede de âmbito nacional utilizando exclusivamente comunicações de amador simplex em FM. O respectivo regulamento está disponível mais abaixo e contém também uma descrição da actividade com alguns exemplos.

Muito sucintamente, a actividade terá início a partir de uma estação que será designada pela organização, a qual procurará estabelecer, controlar (minimamente) e explorar uma rede nos termos descritos. Esta estação fará chamadas gerais na frequência indicada alistando assim 2 ou 3 estações em direcções distintas. Cada uma destas estações procurará fazer crescer esta rede numa ou em duas direcções e assim sucessivamente.

A título de exemplo, se a estação principal estiver em Lisboa, esta poderá estabelecer comunicações com um estação em Almada para desenvolver uma linha de comunicação com direcção a Sul. De igual forma poderá contactar outra em Sintra para subir pelo litoral e outra em Benavente para iniciar uma linha para Oeste. A partir daqui, cada estação deverá procurar propagar essa linha na mesma direcção geral. A estação de Almada poderá contactar o Seixal ou Palmela, e assim sucessivamente. Recomenda-se, excepto em casos determinados pela estação principal, que cada estação possa procurar propagar a sua linha no máximo em duas direcções, desde que suficientemente distintas entre si.

À medida que a rede for sendo propagada, as estações intervenientes irão passando informação sobre a sua evolução na direcção da estação principal e receberão no sentido inverso informações sobre o resto da rede.
Estas comunicações de carácter mais informal não deverão nunca interferir com a frente de propagação das linhas e só devem ter lugar nesse caso.

Os amadores em móvel são benvindos a participar e a comunicar através da rede, mas pedimos que só procurem fazer parte dela se se dispuserem a permanecer no mesmo local durante as 2 horas.

Esperamos que o maior número de amadores compareça neste canal à hora indicada e se disponha a permanecer aí durante as 2 horas para vir a ter oportunidade de participar nesta actividade que esperamos venha a ser muito divertida e instrutiva.




Regulamento da actividade "Radio Relay" 2013.


1) - Objectivos

1.1) Promover a actividade nas faixas VHF do Serviço de Amador, a nível nacional.

1.2) Formar uma rede de "difusão radial" que consiga abranger a mais vasta cobertura nacional possível, usando exclusivamente comunicações ponto a ponto.

1.3) Simular um cenário de comunicações em resposta à emergência.


2) - Período

Domingo, dia 16 de Junho de 2013 das 15:00 às 17:00 (das 14:00 às 16:00 UTC)


3) - Âmbito

São validos os contactos com qualquer radioamador devidamente licenciado (detentor de um CAN ou documento habilitante), dentro do territónio nacional continental.


4) - Categoria única

estação fixa mono operador.

Podem participar estações fixas, móveis ou portáteis (estacionárias na duração da actividade).


5) - Banda e frequência

Faixa dos 2 metros; na frequência única de 145.550 MHz.


6) – Modo de emissão

Telefonia em FM (F3E).


7) - Forma dos contactos

7.1) Os contactos serão realizados ponto a ponto ao longo de linhas constituidas por estações participantes, que irão sendo construídas a cada novo contacto.

7.2) Os contactos efectuados de outra forma, que não a de ponto a ponto, não são válidos (exemplos de contactos inválidos: contactos via estações repetidoras, contactos via satélite, contactos via sistema Echolink, etc).

7.4) Uma vez que será usada uma frequência única, as comunicações devem apenas realizar-se no âmbito da dinâmica do evento. São completamente desaconselhados QSO's que não os relativos à participação na actividade durante a duração da mesma.


8) - Intercâmbio: haverá três tipos distintos de tráfego, ocorrendo em momentos difrerentes:

8.1) Tráfego primário que consiste no estabelecimento das linhas de comunicação por um processo sucessivo e ordenado de chamadas gerais, respostas, e troca de identificações

8.2) Tráfego secundário que vai acontecendo nas linhas já estabelecidas, para ir dando a conhecer a estrutura da rede formada a todas as estações participantes, de volta até à estação principal.

8.3) Exploração da rede, para transmitir mensagens e respostas entre a estação principal e as estações términus das linhas.


9) - Local de emissão: durante a actividade, cada estação só pode utilizar uma quadrícula do sistema de localização de QTH (“QTH Locator”).


10) Procedimentos

10.1) Tráfego primário - formação e propagação das linhas em sentido ascendente.

- As linhas propagam-se radialmente a partir de uma estação central, designada pela organização, através de um processo de chamada e resposta.

- Cada estação, a começar pela estação central, emite uma chamada geral contendo a identificação da actividade.

- Cada estação que conseguir receber essa chamada responde confirmando a sua participação na actividade e fornecendo os seus dados (identificação e localização). Várias estações podem responder à mesma chamada desde que deixe completar as comunicações da estação anterior não esteja numa quadricula ou localidade que esteja já representada.

- Cada estação também só pode responder às chamadas de uma única estação.

- Procurará em seguida propagar essa linha seguindo o mesmo processo e dando prioridade às estações mais orientadas geográficamente com a propagação da linha. Poderá contactar até duas estações.


10.2) Tráfego secundário. Difusão no sentido descendente do estado actual da rede e das estações que a integram.

- Por cada nova estação contactada, e sempre que isso não interfira com as comunicações do tráfego primário, a linha será então utilizada no sentido descendente para transmitir os seus dados até à estação principal, que manterá o registo e o mapa actualizado da rede.

10.4) Exploração final da rede

10 minutos antes do fim da actividade, a estação central utilizará a rede para dirigir uma mensagem específica para cada estação terminal (a última de cada linha estas mensagens deverão ser propagadas no sentido ascendente por cada estação participante até chegarem às estações terminais.

Estas deverão por sua vez redigir uma resposta, que deverá conter a hora, e enviá-la de volta pelo mesmo caminho.

A estação principal recolherá então todas as respostas e dará por finda a actividade.


Exemplo:

[Nível 1]
- Chamada geral Radio Relay de CT7SSA em IM58px, escuto.

[Nível 2 (1ª estação a responder)]
- CT7SSA de CT1WER, para rádio relay,  A minha localização é IM58rg, confirme. CT7SSA de CT1WER.
- CT1WER de CT7SSA confirmo a sua localização como IM58rg. O seu número sequencial é 2. Aguarde.
- CT7SSA de CT1WER  O meu número sequencial é 2. Aguardo sinal para prosseguir.

[Nível 2 (2ª estação a responder)]
- CT7SSA de CT1XPY, para rádio relay,  A minha localização é IM58rh, confirme. CT7SSA de CT1XPY.
- CT1XPY de CT7SSA confirmo a sua localização como IM58rh. O seu número sequencial é 2a. Aguarde.
- CT7SSA de CT1XPY  O meu número sequencial é 2a. Aguardo sinal para prosseguir.

(após esgotadas as respostas à primeira chamada, as estações prosseguem as chamadas seguintes:)

- A todas as estações de CT7SSA, prossigam com as vossas linhas.
- Chamada geral Radio Relay de CT1WER em IM58rg, escuto.
- Chamada geral Radio Relay de CT1XPY em IM58rh, escuto.


[Nível 3 (1ª estação a responder)]
- CT1WER de CT5WZA, para rádio relay,  A minha localização é IM58sn, confirme.
- CT5WZA de CT1WER confirmo a sua localização como IM58sn. O seu número sequencial é 3. Aguarde.
- CT1WER de CT5WZA. O meu número sequencial é 3. Aguardo sinal para prosseguir.

(...)

10.5) Cada estação que consegue propagar a linha deverá, quando tal não interfira no canal, transmitir no sentido descendente a contituição da nova linha bem como todas as actualizações que venha a receber das estações mais acima, com o duplo objectivo de manter a estação principal informada do estado da rede, e a linha activa.

10.6) A estação que não receber confirmação de mais ninguém é considerada como estação terminal, estando posicionada no fim de uma linha.

Caso não obtenha resposta aos dados enviados poderá fazer chamadas gerais abreviadas (tal como descrito no Nivel 1 do exemplo) com a periodicidade que entender, no máximo até 10 minutos antes do fim da actividade. Nessa altura deverá preparar-se para receber e responder à mensagem da estação central.


Exemplo:

- [Nível 2 após estabelecimento do nivel 3]
- CT7SSA de CT1XPY, actualização.
- CT1XPY de CT7SSA, transmita.
- CT7SSA de CT1XPY, nova estação nesta linha, CT5WZA número sequencial 3.
- CT1XPY de CT7SSA, recebido CT5WZA, número sequencial 3.


11) - Listas: Após a actividade solicita-se o envio de uma mensagem de correio electrónico (vulgo e-mail) para o endereço cs5arla@gmail.com, com o seguinte conteúdo:

. Assunto - indicativo de estação + localização + número sequencial + 2013-06-16

. Conteúdo - lista de indicativo das estações contactadas directamente + respectivo número sequencial + sinal de recepção das mesmas.


Exemplos:

Assunto da mensagem: CT7SSA - 1 - 2013-06-16

Conteúdo (estações contactadas directamente):

CT1WER - IM58rg - 2 - 5/9

CT1XPY - IM58rh - 2a - 4/2


Assunto da mensagem: CT1WER - 2 - 2013-06-16

Conteúdo (estações contactadas directamente):

CT7SSA - IM58px - 1 - 3/7

CT5WZA - IM58sn - 3 - 1/1


(...)


(consultar exemplos no ponto 10).

11.1) O prazo limite para envio das listas à organização será o dia 18 de Agosto de 2013, sob pena dos dados enviados posteriormente poderem já não ir a tempo de contribuírem para o relatório de actividade.


12) - Resultados: Serão publicados os resultados da rede na página de Internet da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano, assim como no Fórum ARLA/CLUSTER.


Mais informações atualizadas sobre este evento, podem ser consultadas no novo sitio da Internet da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano, no tópico " Actividades", através do endereço www.arla.org.pt
---

Para aceder a todas as informações sobre este evento, visite a página web da organização através do endereço www.arla.org.pt.

recebido directamente via ARLA

Enviar um comentário

0 Comentários