Boletim Radiodifundido


No próximo Sábado, 12 de Junho, pelas 22:00 de Portugal Continental e Madeira (21:00 nos Açores), será emitido o último Boletim Radiodifundido desta segunda série de emissões.
A segunda série de emissões do Boletim Informativo Mensal Radiodifundido da A.R.L.A. / Boletim Radiodifundido teve início a Janeiro de 2007, terminando agora em Junho de 2010.


A emissão deste boletim poderá ser escutada nas seguintes frequências:
HF:
-3.750 KHz LSB (± 5 kHz)

VHF:
-145,637.5 MHz, repetidor CQ0VG - Serra da Gardunha
-145,662.5 MHz, repetidor CQ0VPG - Serra de São Mamede
-145,700.0 MHz, repetidor CQ0VSTC - Santiago do Cacém
-145,700.0 MHz, repetidor CQ2VPS - Santa Cruz
-145,712.5 MHz, repetidor CQ0VSI - Serra de Sintra
-145,775.0 MHz, repetidor CQ0VMI - Serra do Minhéu

UHF:
-438,975.0 MHz, repetidor CQ0UMO - Serra de Montejunto
-439,400.0 MHz, repetidor CQ0UARB - Serra da Arrábida

D-STAR:
-438,475.0 MHz, repetidor CQ0DSA - Serra da Arrábida

via echolink através dos links conectados às conferências Lusófona e Madeira
Localização de alguns links: mapa1, mapa 2

e ainda online (ficheiro .mp3 posteriormente disponibilizado) em http://arla.radio-amador.net/


Divulgação:
Caros colegas,

A segunda série do Boletim Radiodifundido teve início no dia 6 de Janeiro de 2007, após um longo intervalo de exactamente 12 meses.

As diferenças entre esta fase de emissões e a primeira série, que foi emitida entre Janeiro de 2001 e Dezembro de 2006... foi simplesmente abissal.

De um emissor em VHF e um outro em HF, mas este último de forma intermitente, as emissões mensais desta segunda série passaram a incluir a Internet e um crescente número de estações repetidoras em VHF, UHF e D-STAR, para além da rede de emissores no sistema Ecolink, das Conferências Lusófona e Madeira ou as emissões regulares em uma ou mesmo duas faixas em Ondas Curtas.

Esta nova realidade passou a envolver, desde o seu início, um número interessante de várias associações e uma equipa exponencialmente maior de meios humanos e materiais.

O Boletim Informativo Mensal Radiodifundido da A.R.L.A. passou a ser ainda mais vincadamente de todos, passando mesmo a denominar-se apenas Boletim Radiodifundido, a fim de fazer justiça a essa cooperação inédita a nível nacional.

Não nos iludamos porém, pois esta missão em termos de resultados práticos foi inglória, particularmente em face das audiências quase nulas registadas durante muitas das transmissões.

Por outro lado, a sustentabilidade de um serviço com esta complexidade de meios, assegurado apenas por amadores, depende muito da disponibilidade dos intervenientes, o que provocou muitas vezes baixas nas estações em emissão mas, acima de tudo, fragilizando muito a respectiva continuidade em face das eventuais ausências forçadas de alguns elementos-chave.

Perante uma crónica impossibilidade de renovação da equipa, apesar dos inúmeros apelos e esforços nesse sentido, eis-nos chegados a um momento crítico, neste segundo ciclo de emissões, o qual se torna mais decisivo e crucial do que os efeitos de alguns outros objectivos não conseguidos.

Por motivos inadiáveis de força maior, vemo-nos obrigados a suspender, a partir de Junho de 2010, as nossas emissões mensais, as quais tanto prazer nos deram organizar e implementar, todos os meses, continuamente ao longo destes últimos 3 anos e qualquer coisa mais.

Não é de todo a utilidade do serviço informativo que nos move pois, verdade seja dita, excelentes meios de comunicação via Internet se antecipam a estas emissões, nessa honrosa incumbência de informar. O acesso às novidades e à informação é de tal forma muito mais eficaz, que as nossas emissões mensais teriam que se tornar diárias, para competirem em igualdade de circunstâncias.

Na realidade, nos dias que correm, pode-se mesmo dizer que tirando as entrevistas não há nada de original e realmente justificativo para o envolvimento de tão elevado número de meios.

É sobretudo pela satisfação do dever cumprido e pelo prazer de trabalhar para a comunidade, que fomos sendo cativados a dedicar mais ou menos trabalho, todos os meses, em troca do nosso precioso tempo livre.

Dado que, com certeza, não será possível substituir os membros que agora são forçados a abdicarem da prestação deste serviço comunitário, o Boletim Informativo entrará em nova letargia forçada, a partir da última emissão desta segunda série, a qual vai ter lugar no próximo dia 12 Junho de 2010.

Com os nossos mais cordiais cumprimentos,


Miguel Andrade ( CT1ETL)
Editor do Boletim Radiodifundido.

A todos os envolvidos nesta magnífica iniciativa que em muito enobreceu e valorizou o radioamadorismo nacional os parabéns da parte do CT-Spot.

Enviar um comentário

0 Comentários