Antena de Saddam Hussein oferecida a radioamador português

A antena de Saddam Hussein (desmontada da Embaixada do Iraque em Paris) foi oferecida ao radioamador português Alberto Ribeiro - CT2IKU / F1VIP.

Citação:
(...)
Tivemos a ocasião de encontrar Joaquim Alberto - a quem foi atribuido o indicativo F1VIP da nomenclatura francesa - numa reunião da Associação dos radioamadores de Paris (ARP) durante a qual nos contou a história da antena de Saddam Hussein que lhe foi oferecida em Outubro de 2009: um instrumento curioso, para não dizer misterioso... Segundo Joaquim Alberto, «esta antena estava instalada, desde 1985, num 'hotel particular' da Embaixada do Iraque em Paris, um edifício situado na avenida Foch. Eu sabia que a antena ainda lá estava, por me ter deslocado à residência por razões profissionais. Conhecia pessoalmente o primo de Saddam Hussein que era diplomata. Era uma antena curiosa e sempre pensei que, um dia, a podia obter. Os anos foram passando, até que tudo terminou para Saddam Hussein (executado em 2006). Então foram feitas obras no edifício e contactei os serviços da Embaixada porque já não havia actividades para essa antena que me foi oferecida. Organizei, depois, a desmontagem para a poder guardar como recordação, por ser de quem era».
Joaquim Alberto explicou-nos que «é uma antena muito complicada a nível técnico, utilizada nas transmissões em ondas curtas. Desta forma, eles podiam realizar comunicações a longa distância, em direcção sobretudo do Iraque. Se Saddam Hussein se deslocasse a Paris, durante a guerra contra o Irão (que durou de 1980 a 1988), ele poderia transmitir mensagens e dar instrucções aos comandantes das unidades em combate. Estas comunicações eram efectuadas em modo radioteletipo (RTTY), por intermédio de emissores que entretanto foram retirados.A antena foi fabricada por uma empresa da região de Paris, do departamento 91 (Essonne), que depois foi comprada por Americanos. Mas este modelo já não é produzido porque, entretanto, as técnicas evoluiram».
(...)
Aceda à totalidade do artigo publicado na edição n.º 240 do jornal "Luso jornal" visitando a página web http://www.lusojornal.com/franca/index.html, directamente aqui (.pdf).

Para conhecer mais fotografias da referida antena visite aqui.

recebido directamente via F1VIP

Enviar um comentário

0 Comentários