SCERA - Serviço de Comunicações de Emergência por Radioamadores

A Rede dos Emissores Portugueses lança a discussão pública, por parte de todos os radioamadores nacionais, o projecto SCERA - Serviço de Comunicações de Emergência por Radioamadores.
O período de discussão pública prolongasse durante o mês de Janeiro.
In Regulamento Orgânico do SCERA:
ESTRUTURA ORGANICA
Por determinação da vontade e da necessidade dos Radioamadores se organizarem em torno da temática das comunicações de emergência e protecção civil com carácter nacional e internacional no seio da IARU, desenvolvendo, adaptando e aperfeiçoando os sistemas de comunicações que melhor respondem às diferentes situações passíveis de ocorrerem em todo o mundo, ou, em regiões específicas.

Por determinação das leis vigentes em Portugal e da vontade dos Radioamadores em colaborarem voluntáriamente quando solicitados, na prestação de auxílio em catástrofes e calamidades ao nível das comunicações, disponibilizando as estações de rádio.

Pela necessidade de criação de uma estrutura dos Radioamadores que mais rápidamente possa responder de forma eficaz e mais directa possível, às solicitações das entidades Internacionais, Nacionais, Distritais, Municipais ou outras, gestoras e responsáveis na area da Protecção Civil.

Pela necessidade de melhor adaptação à estrutura da ANPC-Autoridade Nacional de Protecção Civil, facilitando a organização, planificação, mobilização e definição de regras e garantias a nível nacional, implementando acordos e, ou, protocolos nacionais ou regionais, quer sejam de carácter administrativo ou operacional.

Fundamentado nestas considerações, é criado pela REP - Rede dos Emissores Portugueses, o SCERA - Serviço de Comunicações de Emergência por Radioamadores, como um serviço espontâneo, alternativo de comunicações oficiais em caso de Emergência, com sede na Rua D. Pedro V, n.° 7-4°, 1250-092 LISBOA, ou onde estiver a Sede Social da REP - Rede dos Emissores Portugueses.

Tendo ainda por base os mesmos fundamentos, e o facto de ter já sido retirado dos Estatutos da REP - Rede dos Emissores Portugueses, com o sentimento de interpretação da vontade, principalmente dos sócios, mas também dos Radioamadores em geral, decidiu-se adaptar o antigo SUPRA (criado em 1960), tornando-o no novo SCERA.

Assim, aos dez (10) dias do mês de Janeiro de 2009, é lançado oficialmente o projecto SCERA-Serviço de Comunicações de Emergência Radioamadores, para discussão pública até 31 de Janeiro de 2009, não só pelos associados, mas também pelos Radioamadores em geral, devendo o mesmo ser ratificado em próxima Reunião de Direcção a realizar em Fevereiro de 2009.
---

Consulte toda a informação sobre o SCERA e aceda ao seu regulamento na sua totalidade em http://rep.pt/geeklog/article.php?story=20090110222223935
fonte: http://rep.pt/

Enviar um comentário

0 Comentários