Radiolocalização na Península de Setúbal


No próximo dia 13 de Setembro (Sábado) por organização da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano vai ser realizada mais uma actividade de radiolocalização na Lagoa de Albufeira, Setúbal.
Este ano, em colaboração com a A.M.R.A.D., irá também ser realizada em prova de ARDF, prova esta que carece de inscrição prévia via e-mail para cs1rla.arla@clix.pt com os seguintes dados: Nome / Morada / Telefone / Endereço de E-mail / Data de Nascimento / Indicativo (Serviço de Amador e Satélite de Amador) (caso possua).

Regulamento da actividade:

Actividade de Radiolocalização
13 de Setembro de 2008 – Lagoa de Albufeira

1 - Conceitos

Para efeitos da aplicação do presente regulamento, entende-se por :

1.1 - Radiolocalização - a aplicação da radiodeterminação para outros fins que não os da radionavegação.

Nota : No Serviço de Amador há uma modalidade competitiva desta actividade também conhecida como ARDF, sigla resultante da enunciação “ Amateur Radio Direction Finder “ em Inglês. A IARU estabelece mesmo um regulamento para as provas desta natureza.

1.2 - Radiodeterminação - a determinação da posição, da velocidade ou de outras características de um objecto ou a obtenção de dados relativos a esses parâmetros com o auxilio das propriedades de propagação das ondas radioeléctricas;

1.3 - Emissor de balizagem – Estação automática portátil do Serviço de Amador, composta por um emissor de baixa potência, que tem por objectivo emitir um sinal, seja qual for a sua natureza, para ser localizado.

1.4 - Participantes – Pessoas organizadas em equipas formadas para detectarem o emissor de balizagem através do seu sinal e o alcançarem fisicamente.


2 – Objectivos

2.1 - Os objectivos primários deste evento são :

2.1.1 - Difundir e divulgar as radiocomunicações e em especial o Radioamadorismo.
2.1.2 - Formação dos participantes nas técnicas de radiolocalização.
2.1.3 - Promover a evolução técnica dos participantes.
2.1.4 - Proporcionar o convívio inter-geracional, incluindo familiares e amigos, pela confraternização entre participantes, numa actividade aberta à prática de estilos de vida saudável, de promoção da cultura científica mediante a participação de entusiastas que não sejam exclusivamente os titulares do certificado de amador nacional.
Considerando que, e entre outros, dos mais relevantes factores de desenvolvimento do Radioamadorismo, são justamente o multidisciplinaridade do seu âmbito ( educativo, cultural, social, humanitário, desportivo e recreativo, técnico ou científico, etc.,) aqui pode ser bem explorada a sua abertura ocupacional, desportiva e de puro lazer, onde outros praticantes que não são amadores de rádio, mas objectivamente e também, sejam os seus familiares e amigos.

3 – Regras do evento

3.1 – Este evento de radiolocalização terá lugar entre as 15:00 e as 17:30 ( hora legal de Portugal Continental ), no dia 13 de Setembro de 2008.
A participação não fica circunscrita apenas a participantes certificados para o Serviço de Amador.

Nota : Não é absolutamente necessário ser Radioamador para se participar, uma vez que os participantes apenas vão receber o sinal de radiobalizas escondidas e não vão emitir.
No entanto, recomenda-se que cada equipa tenha pelo menos um elemento licenciado para o Serviço de Amador de modo ter quem possa trocar informações via rádio com as  restantes equipas mas particularmente com a organização.

3.2 – A participação é gratuita.

3.3 – O evento terá lugar na Lagoa de Albufeira, integrada desde 1987 na Reserva Ecológica Nacional, sendo uma zona de protecção especial de aves.
A Laguna de Albufeira situa-se na orla Ocidental da Península de Setúbal, Freguesia do Castelo, Concelho de Sesimbra, Distrito de Setúbal, no arco litoral Caparica - Espichel, cerca de 20Km a Sul de Lisboa. As coordenadas do ponto central da lagoa são 38°30’0” N / 9°10’0” W.
A área do evento está compreendido entre o paralelo de latitude 38º31’19.06” Norte e o paralelo de latitude 38º29’03.24” Norte e as linha da longitude 9º06’15.43” O e 9º10’58.87”, conforme imagem publicada no final deste documento.
O local de concentração será no parque de estacionamento do campo de futebol situado nas coordenadas geográficas 38º29’16.16” N / 009º09’38.76” O, identificado na mesma imagem.

3.4 – O grupo de emissores de balizagem será constituído por um emissor automático na faixa dos 2 metros, o qual será previamente colocado antes do início em local previamente estudado.

3.5 - O sinal do emissor de balizagem dos 2 metros colocado na meta transmitirá na frequência de 144,872.5 MHz.
Serão utilizadas as seguintes formas de emissão – A2A, F2A ou F3E.

3.6 – Para além das frequências de operação do emissor de balizagem anunciada, as equipas devem possuir meios para escutarem a frequência de trabalho nos 145,450 MHz F3E, nomeadamente nos 10 minutos antes e nos 5 minutos depois do início e do final previstos para o evento.
Qualquer contacto com a organização do evento deverá ser efectuado ou por essa via.

3.7 - Os participantes têm como objectivo encontrar os emissores de balizagem no menor espaço de tempo, constituindo-se em equipas de pelo menos dois elementos.
Vence o desafio quem encontrar o emissor em menor espaço de tempo, sendo para o efeito obrigatório chegar ao ponto onde se encontra o colocado na meta, nomeadamente antes das 17:30.

3.8 - As condições meteorológicas devem ser favoráveis para a prática de actividades ao ar livre no momento da partida, podendo a mesma vir a ser adiada se tal não acontecer.
Um eventual aviso de adiamento seria feito através das listas  de correio electrónico “ ARLA/CLUSTER “ (http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster ) e “ RadLoc “ (http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/radloc ), até 24 horas antes da data prevista no nº 3.1, ou seja, as 15:00 do dia 12 de Setembro de 2008, caso as previsões meteorológicas estimassem condições consideradas não adequadas ou que constituíssem ameaça à saúde e mesmo à integridade física dos participantes.

3.9 – As estações licenciadas para a emissão poderão optar por uma qualquer frequência de trabalho, desde que a mesma não coincida com a do emissor de balizagem e esteja de acordo com a legislação aplicável.
As restantes podem usar como opção outra forma legalmente reconhecida.

4 – Programa :

14:30 Início da concentração e testes de natureza técnica
15:00 Início da actividade
17:30 Conclusão da parte competitiva
18:00 Encerramento e convívio entre participantes

5 - Referências :

Alguns sítios de interesse na Internet :
Homing In - http://members.aol.com/homingin/
RADIO DIRECTION FINDING PROJECTS - http://home.att.net/~jleggio/projects/rdf/rdf.htm 
Transmitter hunting in the San Francisco Bay-Area - http://www.thunt.org/
BMG Engineering - Radio Direction Finding - http://members.aol.com/BmgEngInc/
Fox hunting freeware homebrew projects - http://www.qsl.net/ve2emm/freeware/foxbrew.html


Algumas referências Bibliográficas sobre a Lagoa de Albufeira :
•    Alcoforado, M. J., M. F. Alegria, A. R. Pereira & C. Sirgado, 1993, Domínios dos índices de Gaussen e Emberger (reedição), Linha de acção de Geografia Física, relatório nº 33. Centro de Estudos Geográficos, Lisboa
•    CEMPA, 1989, Contagens de aves aquáticas - Jan/Fev 1989., SNPRCN, Lisboa.
•    Candeias, D., 1981, As colónias de garças em Portugal, Serviço de Estudo do Ambiente, Lisboa.
•    Costa, L.T. & R.S. Guedes, 1994, Contagens de Anatídeos Invernantes em Portugal, 1992/93, Estudos de Biologia e Conservação da Natureza 14. ICN, Lisboa
•    Costa, L.T. & R.S. Guedes, 1996, Contagens de Anatídeos Invernantes em Portugal Continental. Invernos de 1993/94 a 1995/96, Estudos de Biologia e Conservação da Natureza 20. ICN, Lisboa
•    Farinha, J.C. & A. Trindade, 1994, Contribuição para o Inventário e Caracterização de Zonas Húmidas em Portugal Continental, MedWet/ICN, Lisboa
•    Freire, M. E. F., 1986, Litoral entre Trafaria e Lagoa de Albufeira., Mestrado. Faculdade de Letras
•    Neto, C.S., 1997, A flora e a vegetação dos meios palustres do superdistrito sadense, Instituto Superior de Agronomia, Instituto da Conservação da Natureza, Lisboa
•    Rufino, R., 1978, Portuguese Wetlands of International Importance for Waterfowl., CEMPA. Policopiado
•    SNPRCN, 1986, Apresentação de pedido de apoio financeiro à comunidade económica europeia para o projecto de restabelecimento do Biótopo da Lagoa Pequena, subsistema da Lagoa de Albufeira., Policopiado. SNPRCN, Lisboa.
•    SNPRCN, 1992, Inventário de Sítios de Especial Interesse para a Conservação da Natureza (Portugal Continental)., Programa CORINE. Projecto biótopos. SNPRCN, Lisboa. Colecção estudos nº 9.
•    Vários, 1988, Estudo sobre as Zonas Húmidas costeiras em Portugal, SNPRCN, Lisboa

Cartografia :
Mapa n°     Escala     Projecção
38    100.000    Bonne (PT)
38B    50.000    Bonne (PT)
453    25.000    Gauss

Enviar um comentário

0 Comentários