Radioamadores reclamam de interferências da TV Cabo

Radioamadores reclamam de interferências da TV Cabo






Distúrbios do sinal surgem quando o material não tem qualidade




Ricardo Paz Barroso

Os radioamadores queixaram-se da Zon Multimédia (TV Cabo) à Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), através de uma petição. Em causa está uma série de interferências que prejudicam a normal recepção das rádio amadoras. Os próprios espectadores do maior operador de Televisão por cabo do país têm o mesmo problema, acabando assim por ser defendidos involuntariamente pelos radioamadores. Douro Litoral e Minho são os locais onde se tem registado mais problemas.

"Faço um 'scan' com o meu rádio e muitas vezes consigo ouvir a SIC Notícias, o canal Panda ou até o História", contou Carlos Nora, presidente da Rede dos Emissores Portugueses (REP), uma das mais antigas associações portuguesas de radioamadores. Mas, por vezes, também acontece o contrário "Há pessoas que atribuem as culpas aos radioamadores, quando sentem interferências na televisão de casa", explicou Luciano Melo, um radioamador de Esposende com mais de 50 anos de actividade. Luciano Melo afirma que o maior rol de queixas de que tem ouvido falar "refere-se aos concelhos da Maia e de Braga".

A petição já foi entregue em Dezembro e a resposta da Anacom parece tardar. A questão entre os radioamadores e a Zon reside no uso simultâneo de uma mesma frequência de rádio, a 145.750 KHz. Os radioamadores reclamam como sendo sua, mas esta frequência também está atribuída à TV Cabo, para distribuir o som da SIC Notícias.

Foi, aliás, esta mesma questão específica que motivou a petição já entregue à Anacom. A SIC, por seu lado, remete a questão para a Anacom, ao passo que fonte da Zon admite que "pode haver interferência entre frequências quando um cabo é danificado".

Segundo o JN apurou junto da Anacom, a dita frequência está efectivamente atribuída a radioamadores e à Zon TV Cabo. Mas basta haver um problema com um dos repartidores da empresa de Televisão de cabo para que qualquer radioamador que esteja próximo, a usar a frequência 145.750 KHz, comunique em condições manifestamente deficientes.

De acordo com a Anacom, desde 2003 cerca de 120 pessoas já assinaram petições a reclamar sobre este tipo de interferências. A Zon já mostrou disponibilidade para tentar resolver os problemas, mas lembrou ainda que, "sendo uma rede em expansão, a empresa resolve num lado e logo surge noutro", diz fonte da reguladora.

A caixa de todos os problemas

De acordo com os radioamadores, a causa parece estar nos repartidores usados pela TV Cabo, uma pequena caixa instalada junto a um conjunto de edifícios onde se encontrem clientes da empresa, cuja tarefa é a de amplificar o sinal de televisão e distribuí-lo pelos respectivos lares.

Aqui nasce uma das maiores dores de cabeça dos radioamadores, cada vez que tentam exercer o seu 'hobby' junto de aglomerados residenciais. É que, se o repartidor não for instalado com material de qualidade, o sinal da TV Cabo é propagado de forma anárquica. "Essa irradiação do sinal também pode acontecer quando as empresas que a Zon contrata não fazem o trabalho de forma correcta", comentou fonte da Anacom. Alguns radiomadores, que pediram o anonimato, corroboram este tese, explicando que "é mais fácil deixar o sinal na potência máxima do que regulá-lo à medida das casas que serve".


Fonte http://jn.sapo.pt/ via http://www.rep.pt/

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Em primeiro lugar, parabéns ao CT-SPOT e ao(s) seu(s) colaboradores.
    Parabén pelo trabalho realizado!

    Este artigo do JN tem o seu interesse por denunciar o problema, no entanto demonstra alguma falta de investigação por parte do jornalista e talvez mesmo, falta de conhecimento por parte da fonte da Anacom.

    O segmento de banda 144-146 MHz está atribuído exclusivamente ao serviço de amador e serviço de amador por satélite (Consultar QNAF - Quadro Nacional de Atribuição de Frequências e recomendações do ERO - European Radiocommunication Office).

    "Segundo o JN apurou junto da Anacom, a dita frequência está efectivamente atribuída a radioamadores e à Zon TV Cabo. "

    Deduzo que tenha existido um mal entendido, pois não acredito que a Anacom possa, alguma vez, ter dito, que esta frequência (ou segmento de banda) tenha uso partilhado (o que pode acontecer em outras bandas).

    Outra frase levanta dúvidas:
    "A questão entre os radioamadores e a Zon reside no uso simultâneo de uma mesma frequência de rádio, a 145.750 KHz."

    Esta frequência não é de uso partilhado, é de uso exclusivo. Na melhor das hipoteses, sendo a rede cabo, uma rede "fechada" sem propagação rádio-eléctrico-magnética (teóricamente, transmissão sem perdas, sem 'radiação'), então sim, poderia virtualmente utilizar qualquer frequência. A questão, é que as televisões não recebem sinais em 145MHz, pelo que mais uma vez, as afirmações não fazem sentido. Na pior das hipotese, a TV Cabo utiliza esta segmento de banda para transmissão até ao cliente e de seguida faz uma modulação deste sinal para os segmentos que uma TV normal utiliza.
    No entanto, não acredito que tal aconteça

    Na minha opinião, a razão desta situação deve-se à negligência por parte de muitos "técnicos" cujas instalações são deficientes, também pela falta de filtros entre outros.

    É muito mais provável esta interferência ser originada por um harmónico de que pela sub-portadora de áudio de um canal da TV Cabo.

    Talvez alguém esteja a poupar um tostões e quem sofre somos nós, mais uma vez...



    PS1: KHz não existe, a não ser que alguém queira dizer Graus Kelvin-
    Hertz. A forma correcta será kHz.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais o agradecimento pelas suas palavras.

    Realmente o artigo peca pela falta de rigor nos aspectos que salientou, mas vem alertar para este "nosso" problema e isso já é muito importante.

    Em relação à utilização dos 145.750kHz para o transporte de áudio, efectivamente existe um canal na hiperbanda (S6) que utiliza 140.250kHz para transporte de vídeo e 145.750khz para transporte de áudio.

    Sugestão: Porque não, em acordo/colaboração com as operadoras de tv por cabo, a ANACOM restringir/proibir a utilização deste canal? Certamente resolveria para sempre este problema.

    ResponderEliminar
  3. Sim ,tem razão.

    De facto o canal S6 tem a portadora de áudio em 145,75 MHz.

    Quando escrevi o cometário apenas quis referir a exclusividade do 'nosso' segmento de banda, sem ter feito qualquer pesquisa.

    E como nem todas as televisões contemplam todas as gamas, referi esse facto, no entanto com a massificação das setup boxes, as televisões passam a meros 'monitores', possibilitando a utilização de várias segmentos de banda além dos habituais.

    A conclusão que faz, tem todo o sentido. A Anacom devia, imediatamente restringir a utilização desse mesmo canal (S6) por parte da TV Cabo (e suas associadas).

    No entanto, o procedimento da Anacom será o de medir os niveís de radiação electromágnetica e caso estas estejam abaixo de um limiar, afirmarão que está tudo bem. Seja como for, tal não deveria ser possível pois o nosso segmento de banda é EXCLUSIVO e não tem de permitir eventuais interferências.

    Numa altura em que se descute o alargamento deste nosso segmento de banda, que não irá acontecer, ainda nos 'atacam' desta maneira.

    Eu pessoalmente não me sinto muito afectado pois não existe nenhum repetidor, pelas zonas que circulo, nesta frequência (já houve) mas devo dizer que tenho esta frequência memorizada no meu rádio (no móvel) e com muita frequência escuto vários canais durante os percursos que faço.

    Nota cómica:

    Caso não façam nada, apelo a todos que façam transmissores QRPp (<20mW) e comecem a dar a não amadores para utilização de qualquer frequência... :) eheh

    ResponderEliminar