Boletim Informativo Radiodifundido - ARLA em D-Star

Tal como anunciado na última transmissão do Boletim Informativo Radiodifundido da ARLA a próxima transmissão do boletim será sucedida por uma outra emissão experimental em D-Star.
Esta emissão decorrerá no próximo Sábado, pelas 23:00 UTC na frequência de UHF 438,300 MHz a partir da Serra de Sintra.
A emissão terá como indicativo emissor CT1LAS/P e a potência utilizada será de cerca de 20 Watts.
O conteúdo do boletim informativo a ser transmitido nesta emissão em modo D-Star será diferente do da versão emitida uma hora antes pelos "canais normais".
Todos os meios envolvidos nesta emissão em D-Star serão fornecidos pela L.A.R.S. - Liga Amadores Rádio Sintra.
Na sequência de testes efectuados, por vários colegas na modalidade D-Star, e por ter sido demonstrado algum interesse pela mesma, gostaríamos de vos propor a escuta de uma emissão especial do Boletim Informativo Rádio Difundido, já para o próximo dia 9 de Fevereiro.

O plano é manter-se a emissão habitual, às 22:00 UTC, utilizando-se a rede de estações repetidoras analógicas de telefonia e Sistema Echolink.

Seguidamente, pelas 23:00 UTC, será efectuada uma emissão de carácter experimental, no modo D-Star, utilizando-se para este efeito a frequência 438.300 MHz.

Chamamos a atenção para o facto de que não vai ser utilizada uma estação repetidora para este teste.

O indicativo desta transmissão será CT1LAS/P e uma potência de emissão na ordem dos 20W.

Procuraremos desta forma manter o espírito do pioneirismo e brindar-vos com outra emissão original, a qual fará jus à expectativa e curiosidade que alguns colegas que já usam o digital em D-Star nos demonstraram.

Convém ter em consideração que não estamos a falar de forma alguma de uma cópia da informação incluída no Boletim Radiodifundido normal, mas de algo original, preparado só e unicamente para esta efeméride.

A Liga Amadores Rádio Sintra disponibilizará todos os meios técnicos e humanos necessários para assegurar esta experiência a partir da Serra de Sintra, incluindo ainda uma gravação de um ficheiro mp3, o qual irá constar no arquivo histórico dos Boletins Informativos no "sítio" da ARLA disponível via Internet.

Será seguramente mais um acontecimento pioneiro que muito gosto nos dará produzir.

Caso, esta transmissão se revele útil e seja demonstrada alguma adesão por parte dos Radioamadores nacionais, poderemos vir a repetir noutros meses este tipo de experimentações.

Pelo Mail Office da ARLA.
João Costa
CT1FBF
Vogal da Direcção

Enviar um comentário

0 Comentários