Listagem de repetidores de fonia em V/UHF por CT1FBF

João Costa - CT1FBF mantém uma lista actualizada das estações repetidoras de fonia licenciadas em Portugal nas bandas de VHF e UHF.

A mais recente listagem disponibilizada publicamente por João Costa - CT1FBF, datada de 1 de agosto de 2017, pode ser descarregada através das seguintes hiperligações:

Divulgação:
Listas actualizadas de repetidores de fonia em VHF e UHF de Portugal, a 1 de Agosto de 2017.

Prezados Colegas,

As mais recentes listagens de repetidores nacionais de fonia em VHF e UHF de minha autoria e com a colaboração do Jorge Santos (CT1JIB) nos repetidores digitais, com referencia a hoje, dia 01 de Agosto de 2017, já se encontram disponíveis em anexo.

Foram registadas algumas alterações em relação à última publicação, datada de 4 de Julho de 2017:

- CQ0UTRZ - Repetidor analógico RU734 / 439,175 MHz foi transferido para o Arestal

O colega Mário Dias (CT2JSS) informou que o repetidor analógico em UHF - CQ0UTRZ , no canal RU734 / 439,175 MHz que se encontrava referenciado na Serra da Freita  em Arouca, já não está em Arouca! Foi transferido para a Serra do Arestal, para junto do repetidor DMR ai existente.

Com os nossos agradecimentos ao colega Mário Dias (CT2JSS) por esta rectificação incorporada na recente listagem.

**************************************************************************************************************

- CQ0DUE - Dados técnicos do novo repetidor digital em UHF C4FM (FUSION) da Serra da Estrela

A Associação de Radioamadores da Região de Lisboa - ARRLx anunciou a 24 de Julho de 2017, que efectuou um protocolo de colaboração entre a associação, a Turistrela e a Estância de Ski Serra da Estrela. Este protocolo, é o resultado das necessidades de ambas as instituições e visa criar sinergias por forma a desenvolver os seus projectos de Rádio Comunicações. Assim, e a partir de essa data, a ARRLx através do seu Núcleo Beira Baixa, será o parceiro da Turistrela e da Estância de Ski Serra da Estrela, por forma a tornar os seus sistemas de comunicação mais fiáveis e eficientes.
No seguimento do plano de acção desenvolvido pelo seu Núcleo para a região, aproveitou igualmente esta oportunidade para anunciar que entrará brevemente em funcionamento um novo repetidor digital em UHF C4FM (Fusion) com o indicativo  CQ0DUE e o um Digipeater APRS com o indicativo CQ0PES, este na frequência de 144,800 MHz, ambos localizados na Torre – Serra da Estrela,

 Dados do novo repetidor digital (FUSION) em UHF autorizado à Associação de Radioamadores da Região de Lisboa - ARRLx sendo de responsabilidade do Núcleo da Beira Baixa da Associação.

Dados técnicos do novo repetidor em UHF C4FM (FUSION) a instalar brevemente na Serra da Estrela
Canal: RU657
Indicativo: CQ0DUE
TX Repetidor: 438,2125 MHz
RX Repetidor: 430,6125 MHz
Tipo de Estação: Repetidora de modulação digital C4FM (FUSION)
Desvio: - 7,6 MHz
PAR Máxima: 25W
Polarização: Omni Vertical
Largura de Faixa Máxima: Compatível com espaçamento entre canais de 12,5 kHz
Coordenadas Geográficas (WGS84): 40º 19' 19'' N / 07º 36' 43'' W
Locator Maidenhead: IN60eh
Localização: Torre - Serra da Estrela
Associação Responsável pela Autorização: ARRLx - Associação de
Radioamadores da Região de Lisboa

Agradeço ao nosso colega António Viegas (CT2IXQ), Presidente da Direcção da Associação de Radioamadores da Região de Lisboa - ARRLx os dados técnicos agora disponibilizados e que foram inseridos nesta publicação das listas actualizadas de repetidores de fonia em VHF e UHF de Portugal.

**************************************************************************************************************************************
- Correcção ao indicativo do repetidor D-Star da URA

A  União de Radioamadores dos Açores - URA informou a  5 de Julho de 2017 que instalou na Sede da URA um Hotspot em D-Star a trabalhar na frequência de 438,337.50 MHz - FM e com o indicativo CQ1DUR.

Por outro lado, solicitou que se faça uma correcção nas Listas actualizadas de repetidores de fonia em VHF e UHF de Portugal, ao indicativo atribuido ao seu repetidor D-Star de CQ0DAH para CQ1DAH, o correcto para a Região Autónoma dos Açores.  O repetidor D-Star da URA, será reinstalado na Serra de Santa Bárbara, pois encontra-se avariado, mas já a caminho da ICOM para reparação.

Agradeço ao colega Rui Contente (CU3GQ) da URA que nos fez chegar estas informações.

**************************************************************************************************************************************

- Incorporado na lista de REPETIDORES CONTINENTAIS de fonia em Banda Cruzada o novo transponder VHF/UHF  - CQ0EBB - a ser instalado brevemente pela REP- Beira Baixa.

A REP - Beira Baixa pretende colocar em funcionamento no Fundão um novo transponder VHF/UHF a funcionar nas faixas dos 2m e dos 70cms.
Assim, e a pedido do grupo técnico da Delegação da Rede dos Emissores Portugueses da Beira Baixa foi autorizado pela Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM um “Transponder” com as seguintes características:

Indicativo: CQ0EBB
Frequência VHF: Tx/Rx: 145,475 MHz;
Tom de proteção: 114,8 Hz
Frequência UHF: Tx/Rx: 439,775 MHz
Tom de proteção: 82,5 Hz

*****************************************************************************************************************************

Chama-se mais uma vez a vossa atenção, que nos casos de repetidores autorizados mas não licenciados, por exemplo, alguns repetidores digitais de UHF, em banda cruzada, etc e desde que não sejam do nosso conhecimento as coordenadas geográficas corretas, os dados apresentados são gerados pela conversão direta do QTH Locador referenciado.

Continua a ser implementada a sugestão do Paulo Martins (CS7AGH), de modo a assinalar com uma cor diferente as linhas modificadas mais relevantes nesta nova actualização, tanto nas Tabelas de repetidores de fonia  em VHF e UHF de Portugal em formato ".pdf" como em Excell.

As tabelas continuam a ser apresentadas como habitualmente em três formatos; dois em Adobe Acrobat Reader (.pdf), com e sem sombreado, para uma mais fácil impressão e um em Excell.

Saliento que estes e outros dados estão disponíveis gratuitamente na Internet em diversos sitios, de que destaco na Google Play Store para o sistema operativo Android, através da Aplicação "Ham GeoTool" de autoria do Paulo Martins (CS7AGH). Uma palavra também de agradecimento ao Rui Oliveira (CR7ALW) que disponibiliza periodicamente o ficheiro de programação para o software CHIRP e o mapa atualizado dos repetidores nacionais em VHF e UHF no formato .kmz na Lista ARLA/CLUSTER.

Gostaria de continuar a contar com a vossa colaboração na detecção de algum erro, solicitando que me contactassem de imediato, para este ser devidamente corrigido em próxima atualização.

Com os meus mais cordiais cumprimentos e sinceros desejos que este meu/nosso trabalho vos possa ser útil,

João Costa (CT1FBF)
________________________________________________

ATENÇÃO: A informação contida nesta mensagem e anexos é destinada a fornecer dados de utilidade aos Radioamadores particulares e às suas Associações, podendo ser utilizada para difusão na sua totalidade, desde que mencionado sempre o seu autor.
NÃO é permitido o uso comercial do todo ou partes do conteúdo agora enviado, sem previa e escrita autorização do seu autor.
---

recebido directamente via CT1FBF

Enviar um comentário

0 Comentários