Divulgação:
Resultados da Festa WSJT-X HF Portugal

Caros colegas,

Começo por agradecer a todos os participantes no evento do passado dia 25-08-2017, conforme anunciado no histórico desta mensagem, o qual constituiu para mim uma agradável surpresa pelo número de estações nacionais activas.
Destaco e saúdo em particular os colegas António Viegas (CT2IXQ), Carlos Pinheiro (CT1PT), Jorge Mota (CT7AGI), Pedro Ribeiro (CT7ABP), Ricardo Cóias (CT1EUW), Rui Cruz (CT7AIX), Valdemar Piedade (CT7AQD)... e Carlos Nora (CT1END), este último infelizmente impossibilitado de transmitir desta vez, caso contrário também teria contribuído para abrilhantar esta festa.
Aqui deixo igualmente uma palavra de gratidão àqueles que apenas se dedicaram à escuta e que seguiram os nossos contactos.
Infelizmente nem todas as estações tiveram condições para operar em 80 metros, o que constitui uma grande perda para o prosseguir do sucesso alcançado por esta actividade também nos modos JT65 e JT9, mas seguramente que no próximo evento nestes modos esse facto será tido em consideração.
Assim que me for possível, farei um compilado (historial) dos resultados obtidos através dos documentos enviados por alguns dos participantes conforme solicitado, o que não só comprovará certamente a actual popularidade do modo FT8, mas sobretudo a eficácia de qualquer um destes modos digitais (FT8, JT65 e JT9), os quais possuem a capacidade de mitigarem os efeitos da quase ausência de propagação, do ruído poluente provocado pelas aplicações eléctricas e electrónicas, ou simplesmente as antenas com menor rendimento, destacando para o efeito um dos contactos terminado com sucesso, apesar dos sinais de -27 dB registados!?!
Estou ansioso para operar nestes modos durante o próximo pico máximo do ciclo solar, pois actualmente é um espanto conseguirem-se feitos épicos com apenas 5 watts de potência, em faixas como a dos 10 metros, por exemplo, neste mesmo ano de 2018 - um dos piores de que tenho memória em termos de propagação dos sinais nas Ondas Curtas - mas durante o qual, ainda assim, temos podido alcançar resultados em longa distância equivalentes aos do auge do ciclo passado em telefonia.
Provavelmente no próximo ponto alto do ciclo solar conseguir-se-ão bons contactos com a Nova Zelândia, a partir do nosso país, operando somente com 1 watt na fixa dos 20 metros... ou na faixa dos 160 metros com antenas ineficazes e um pouco mais de potência, em particular durante os períodos favoráveis da chamada propagação de linha-cinzenta ou "zona do crepúsculo" (quando ambos os países se encontram entre a noite e o dia em simultâneo).
Cá espero estar para viver esse futuro não muito distante e espero poder vir a comunicar com estas e mais estações na edição da Festa WSJT-X HF Portugal de 2019.


Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com/db/CT1ETL
---

via CT1ETL (ARLA/CLUSTER)

Enviar um comentário

0 Comentários