segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Listagem de repetidores de fonia em V/UHF por CT1FBF

João Costa - CT1FBF mantém uma lista actualizada das estações repetidoras de fonia licenciadas em Portugal nas bandas de VHF e UHF.

A mais recente listagem disponibilizada publicamente por João Costa - CT1FBF, datada de 1 de setembro de 2017, pode ser descarregada através das seguintes hiperligações:

Divulgação:
Listas actualizadas de repetidores de fonia em VHF e UHF de Portugal, a 1 de Setembro de 2017.

Prezados Colegas,

As mais recentes listagens de repetidores nacionais de fonia em VHF e UHF de minha autoria e com a colaboração do Jorge Santos (CT1JIB) e do Mário Dias (CT2JSS), com referencia a hoje, dia 01 de Setembro de 2017, já se encontram disponíveis em anexo.

Foram registadas algumas alterações em relação à última publicação, datada de 1 de Agosto de 2017:



- CQ0DCD - Novo Repetidor DMR instalado no distrito de Leiria.

A Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria - ARAL, informou que solicitou à Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM a autorização para a instalação que se realizou a 3 de Agosto de 2017, de um novo repetidor DMR - Digital Mobile Radio em UHF no distrito de Leiria, tendo lhe sido atribuido por esta entidade o indicativo CQ0DCD. Este novo repetidor digital, foi gentilmente cedido pelo nosso colega Mário Dias (CT2JSS).

Dados técnicos do novo repetidor digital DMR em UHF - CQ0DCD - instalado no Vale Grande, na localidade de Bezerra, no Concelho de Porto de Mós, Distrito de Leiria.

Canal: RU671
Indicativo: CQ0DCD
TX Repetidor: 438,3875 MHz
RX Repetidor: 430,7875 MHz
Tipo de Estação: Repetidora de modulação digital em DMR
Desvio: - 7,6 MHz
PAR Máxima: 25W
Polarização: Omni Vertical
Largura de Faixa Máxima: Compatível com espaçamento entre canais de 12,5 kHz
Coordenadas Geográficas (WGS84): 39º 32' 57'' N / 08º 52' 00'' W
Locator Maidenhead: IM59nn
Localização: Vale Grande, Bezerra, Porto de Mós, Leiria.
Responsável pelo Repetidor: Mário Dias (CT2JSS)
Associação Responsável pela Autorização: ARAL - Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria.

Agradeço à Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria e ao colega Mário Dias (CT2JSS) o envio e a confirmação dos dados divulgados.

**********************************************************************

- Novos Repetidores DMR / Analógico na Serra do Minhéu e DMR na Serra da Padrela  em Chaves

A Associação de Radioamadores do Alto Tâmega - ARAT, informou através do nosso colega  Eduardo Gonçalves (CT1DQV) que solicitou à Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM a autorização para a alteração da licença do repetidor CQ0VMI instalado na Serra do Minhéu e que operava em modulação analógica no canal RV 62.

O novo repetidor terá capacidade para operar em analógico e em modulação digital , DMR – Digital Mobile Radio.

Dados técnicos do novo repetidor digital DMR/Analógico em VHF - CQ0VMI - a instalar brevemente na Serra do Minhéu – Vila Pouca Aguiar – Chaves:

> Canal: RV 62
> Indicativo: CQ0VMI
> TX Repetidor: 145,775  MHz
> RX Repetidor: 145.175   MHz
> Tipo de Estação: Repetidora de modulação digital em DMR e modulação analógica (A)
> Desvio: - 0,600 KHz
>Tom Proteção Analógico – 123,0 Hz
> PAR Máxima: 25W
> Polarização: Omni Vertical
> Largura de Faixa Máxima: Compatível com espaçamento entre canais de 12,5 kHz
> Coordenadas Geográficas (WGS84): 41º 32' 57'' N / 07º 41' 18'' W
> Locator Maidenhead: IN61DN
> Localização: Serra do Minhéu – Vila  Pouca Aguiar- Chaves.
> Responsável pelo Repetidor: CT1DQV
> Associação Responsável pela Autorização: ARAT - Associação de Radioamadores do Alto Tâmega.

(A)   Designação da emissão Analógia-11K0F3E (FM Estreito)  / Designação da emissão Digital – 7K60F7W

Repetidor conectado BrandMeister PT  2682

------------------------------------------------------------

- Repetidor DMR - Serra da Padrela - Chaves

A Associação de Radioamadores do Alto Tâmega - ARAT, informou também através do nosso colega  Eduardo Gonçalves (CT1DQV)  que solicitou à Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM a autorização para a instalação de um novo repetidor DMR - Digital Mobile Radio em UHF na zona de Chaves, tendo lhe sido atribuído por esta entidade o indicativo CQ0DPD.

Dados técnicos do novo repetidor digital DMR em UHF - CQ0DPD - a instalar brevemente na Serra da Padrela – Vila Pouca Aguiar – Chaves:

> Canal: RU675
> Indicativo: CQ0DPD
> TX Repetidor: 438,4375  MHz
> RX Repetidor: 430,8375  MHz
> Tipo de Estação: Repetidora de modulação digital em DMR
> Desvio: - 7,6 MHz
> PAR Máxima: 25W
> Polarização: Omni Vertical
> Largura de Faixa Máxima: Compatível com espaçamento entre canais de 12,5 kHz
> Coordenadas Geográficas (WGS84): 41º 33' 41'' N / 07º 31' 01'' W
> Locator Maidenhead: IN61FN
> Localização: Serra da Padrela – Vila  Pouca Aguiar- Chaves.
> Responsável pelo Repetidor: CT1DQV
> Associação Responsável pela Autorização: ARAT - Associação de Radioamadores do Alto Tâmega.

Repetidor conectado BrandMeister PT  2682

NB: Este repetidor substitui o repetidor D-STAR com o mesmo indicativo que foi desativado.

***********************************************************************

- Na Região Autónoma da Madeira resta só um único repetidor operacional

Informou-nos o colega Duarte Coelho (CT3HF);

" Sou contatado inúmeras vezes por colegas amadores estrangeiros que têm programado as suas férias na Madeira, contactam-me essencialmente para tentar perceber algumas particularidades da ilha e outros pormenores de interesse para quem nos visita. Muitas vezes questionam quais são os repetidores de VHF/UHF  na ilha, ao qual respondo que só temos um em UHF, os de VHF desde à alguns anos (muitos) estão inoperacionais.

Alguns questionam que têm a informação de que existem alguns repetidores em VHF, ao qual tento explicar que essa situação não corresponde à realidade e o porquê.

Infelizmente esta é uma triste realidade, tivemos 4 repetidores a funcionar em VHF e agora nem um temos, nem se perspectiva que voltem a estar ativos.

- RV48 - CQ2VCG
- RV52 - CQ2VIC
- RV56 - CQ2VPS
- RV62 - CQ2VMF "

A estes, licenciados há ARRM - Associação de Radioamadores da Região da Madeira à a acrescentar o repetidor em UHF no canal RU692 - CQ2UMAD, repetidor este que teve acesso à Rede Echolink e da responsabilidade da Delegação da REP - Rede do Emissores Portugueses.

Resta somente operacional, o repetidor CQ2UFX no canal RU696 / Tx Rep. - 438,700 MHz / Rx Rep. - 431,100 MHz / Tom de Protecção - 67,0 Hz, localizado na Estrada Chote em Câmara de Lobos da responsabilidade da Delegação da REP - Rede do Emissores Portugueses na Madeira.

Nota - Os repetidores inoperacionais serão assinados a partir de agora como " (* - Repetidores em projeto de instalação)".

************************************************************************
Graças à preciosa colaboração do colega Mário Dias (CT2JSS), a quem quero agradecer publicamente pelo seu esforço, foi possível corrigir alguns dados referentes a diversos repetidores que se encontram assinalados nesta edição.

Chama-se mais uma vez a vossa atenção, que nos casos de repetidores autorizados mas não licenciados, por exemplo, alguns repetidores digitais de UHF, em banda cruzada, etc e desde que não sejam do nosso conhecimento as coordenadas geográficas corretas, os dados apresentados são gerados pela conversão direta do QTH Locador referenciado.

Continua a ser implementada a sugestão do Paulo Martins (CS7AGH), de modo a assinalar com uma cor diferente as linhas modificadas mais relevantes nesta nova actualização, tanto nas Tabelas de repetidores de fonia  em VHF e UHF de Portugal em formato ".pdf" como em Excell.

As tabelas continuam a ser apresentadas como habitualmente em três formatos; dois em Adobe Acrobat Reader (.pdf), com e sem sombreado, para uma mais fácil impressão e um em Excell.

Saliento que estes e outros dados estão também disponíveis gratuitamente na Internet em diversos sitios, de que destaco na Google Play Store para o sistema operativo Android, através da Aplicação "Ham GeoTool" de autoria do Paulo Martins (CS7AGH).

Uma palavra também de agradecimento ao Rui Oliveira (CS7ALW) que disponibiliza periodicamente o ficheiro de programação para o software CHIRP e o mapa atualizado dos repetidores nacionais em VHF e UHF no formato .kmz na Lista ARLA/CLUSTER.

Gostaria de continuar a contar com a vossa colaboração na detecção de algum erro, solicitando que me contactassem de imediato, para este ser devidamente corrigido em próxima atualização.

Com os meus mais cordiais cumprimentos e sinceros desejos que este meu/nosso trabalho vos possa ser útil,

João Costa (CT1FBF)
________________________________________________

ATENÇÃO: A informação contida nesta mensagem e anexos é destinada a fornecer  dados de utilidade aos Radioamadores particulares e às suas Associações, podendo ser utilizada para difusão na sua totalidade, desde que mencionado sempre o seu autor.
NÃO é permitido o uso comercial do todo ou partes do conteúdo agora enviado, sem previa e escrita autorização do seu autor.
---

Sem comentários:

Enviar um comentário