Divulgação:
Conheça o Clube de Rádio Comunicações e Proteção Civil do Colégio Campo de Flores no Lazarim, Monte de Caparica.

Clube de Proteção Civil

TÍTULO: Projeto “Clube de Proteção Civil”
DINAMIZADOR: Professor José Fernandes
DESTINATÁRIOS: Todo o Colégio (Alunos, Colaboradores, Famílias)
PÁGINA DO CLUBE: http://clubercpc.comunidades.net

Os Clubes de Proteção Civil surgiram no âmbito do programa de sensibilização pública da Autoridade Nacional de Proteção Civil e pretendem dar resposta ao desafio colocado pelo projeto comunitário Informação Pública, coordenado pela Agência Sueca para o Serviço de Socorro e Salvamento que enfatiza a necessidade de promover ações de sensibilização junto do público infantil e juvenil. Pretendendo-se, assim, promover a integração dos jovens na sociedade formando-os como
futuros cidadãos, intervenientes e responsáveis O Clube de Rádio Comunicações e Proteção Civil do Colégio Campo de Flores, aprovado em Conselho Pedagógico, em Julho de 2014, é constituído por uma equipa de quadros do colégio, com diversas valências e por alunos do ensino básico e secundário, num total de dezasseis elementos. Desta equipa faz parte o Delegado de Segurança do colégio, Dr. João Rafael.

A nossa ação é orientada para o exercício da cidadania pretendendo contribuir para uma educação e cultura de segurança nos domínios da identificação e prevenção dos riscos, desenvolvendo competências que contribuam para adoção de atitudes e comportamentos responsáveis, adequados face a situações de desastre ou catástrofe que possam acontecer.

A equipa do Clube de Rádio Comunicações e Proteção Civil do Colégio Campo de Flores é constituída por elementos do quadro do colégio, com diversas valências, e por alunos desta instituição de ensino.

1. Finalidades e Objetivos do Clube de Proteção Civil Finalidades:
informar a população escolar sobre riscos coletivos; envolver a comunidade educativa na construção de uma cultura de segurança; educar para a prevenção e minimização de riscos; promover uma cidadania ativa e participante; participar em exercícios e simulacros, organizados pelo Colégio ou pelos agentes de Proteção Civil, na escola ou no exterior; apoiar, em situações de catástrofe, as comunicações (rádio) de emergência da Proteção Civil.

Objetivos:
sensibilizar alunos para a proteção civil; conhecer protagonistas e intervenientes; identificar riscos naturais e tecnológicos; adquirir hábitos de segurança; desenvolver competências no âmbito da proteção civil; conhecer protocolos de emergência e socorro; promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência; em estreita colaboração com a Proteção Civil de Almada, realizar e participar em exercícios; simulacros e vigilância da floresta.

2. Estrutura

3. Responsável
Professor dinamizador do clube juntamente com o Delegado de Segurança, nomeados pela Direção do Colégio.

4. Horário
A definir posteriormente pela Direção do Colégio. Será equivalente a um bloco semanal.

5. Recursos
Sala TIC/Laboratório de Informática com espaço reservado às Radiocomunicações do Serviço de Amador e Proteção Civil.

Equipamentos:
– armário e estante;
– computador com acesso à internet;
– Material básico de escrita e outros materiais de acordo com projetos e atividades;
– Emissores/Recetores portáteis, banda PMR (banda livre) e bandas de Amador (HF, V/UHF);
– alimentação alternativa (bateria) e lanternas de emergência ;
– Sinalização, kits de emergência e sobrevivência serão disponibilizados pelos serviços de Proteção Civil no âmbito de protocolo a estabelecer, tal como a formação dos elementos da equipa.

6. Plano de Atividades
Nas atividades desenvolvidas pelo Clube de Rádio Comunicações e Proteção Civil deverá ser feita avaliação, que será apresentada aos órgãos pedagógicos do colégio, como é habitual, e divulgada aos
agentes de proteção civil que as tenham integrado, e que merecerá destes apreciação.

Fonte: Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil (http://clubercpc.comunidades.net/index.php )
---


via CT1FBF (ARLA/CLUSTER)

Enviar um comentário

0 Comentários