Dia de campo dedicado ao segmento superior de UHF e às microondas em Outubro de 2016


Divulgação:
Dia de campo dedicado ao segmento superior de UHF e às microondas em Outubro de 2016

Sob o patrocínio da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano - ARLA, temos o grato prazer de vos convidarmos para comunicações num dia de campo especial, dedicado a testes e ensaios que podem ir até aos 10 GHz (faixa dos 3 cm), ou mesmo frequências superiores.

Com a imprescindível ajuda logística do nosso sócio Joachim Foernzler (CT1JJU/DJ1SP), iremos ter uma oportunidade única de recebermos em Portugal uma activação do nosso colega Horst Weise (DL4SBK), extremamente versado em operações desta natureza (ver imagem anexa), o qual virá ao nosso país para um dia de campo dedicado a segmentos de banda superiores aos 70 cm, oferecendo desta forma uma oportunidade única para ensaios e experiências que proporcionarão umas recordações interessantes a todos quantos participarem. Aconselhamos a propósito a consultarem a página na Internet  http://dl4sbk.bergtag.de/ (em alemão), onde ficarão a conhecer entre outras coisas o famoso BBT, um concurso que desafia os seus participantes a operarem até aos 76 GHz.

Devido a contingências relacionadas com o transporte da estação por via terrestre, nos mais de 2.000 quilómetros que nos separam, a ideia era inicialmente uma estação preparada para operar nos 23 cm e 3 cm (1.2 GHz e 10 GHz), no entanto o colega Horst deixa antever uma outra configuração à consideração dos interessados, uma vez que está operativo frequentemente em 1.296 MHz (23 cm), 2.320 MHz (13 cm), 3.400 MHz (9 cm) e 5.668 MHz (6 cm) MHz, tendo condições igualmente para 10 GHz (3 cm), 24 GHz (1.2 cm), 47 GHz (6 mm), 76 GHz (4 mm).

Um convite especial é feito aos colegas da Região Autónoma da Madeira e Ilhas Canárias (e não só), para eventuais contactos via reflexão em aeronaves nos 23 cm, contudo com algumas limitações passíveis de se resolverem entretanto.

Enfim o leque de possibilidades é vasto e fica ao critérios dos proponentes, tanto em Portugal como em Espanha, decididos a aproveitarem esta oportunidade.

E por fim... onde e quando?
Uma vez que o concurso de UHF / SHF da Região 1 da IARU terá lugar a 1 e 2 de Outubro de 2016, esta deslocação a Portugal seria algures próxima dessa data, preferencialmente após o concurso. Salvo melhores sugestões, o local escolhido para a montagem da estação de campo será, para já, nas proximidades da Fóia a 902m de altitude, na Serra de Monchique no Algarve.

Uma vez que a decisão final sobre uma quantidade de detalhes, começando pela data em concreto até à composição final da estação a ser transportada da Alemanha para Portugal (e em sentido inverso),
dependerá da vontade e sugestões dos potenciais participantes nacionais, solicitamos a todos os interessados que, com a maior brevidade que vos for possível, nos contactem com as vossas sugestões
e agendamentos para o endereço cs5arla@gmail.com a fim de podermos anunciar o evento com os dados completos e com a antecipação necessária.

Agradecemos o vosso contacto com expectativa, para assim podermos organizar um acontecimento à vossa medida que fique na memória de todos, dando oportunidade a que a Península Ibérica e o nosso país em particular possa constar nos anais da história das comunicações acima dos 70 cm.

Até breve.

João Costa (CT1FBF)
Vogal da Direcção da ARLA



 letter from DL4SBK an DJ1SP-eng.docx




---

recebido directamente via ARLA

Enviar um comentário

0 Comentários