domingo, 26 de junho de 2016

ARLA - Formação sobre os Modos de Transmissão de Imagem e Ficheiros via Rádio, nas faixas do Serviço de Amador

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano organiza no próximo dia 9 de julho uma "Formação sobre os Modos de Transmissão de Imagem e Ficheiros via Rádio, nas faixas do Serviço de Amador".
A data limite para inscrição nesta formação é 07 de Julho de 2016 às 13:00.

Divulgação:
Formação sobre os Modos de Transmissão de Imagem e Ficheiros via Rádio, nas faixas do Serviço de Amador.

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano - ARLA, organiza mais uma ação de formação/workshop gratuita no seguimento de um protocolo estabelecido com a empresa Fertagus (Serviços ferroviários suburbanos de passageiros na Grande Lisboa), nas suas instalações em Coina, no Concelho do Barreiro (Coordenadas GPS - 38° 35' 38,9" N / 09° 03' 56,4" W).

Formação sobre os Modos de Transmissão de Imagem e Ficheiros via Rádio, nas faixas do Serviço de Amador - O Exemplo do DRM (Programa Easypal).

Data: dia 9 de Julho de 2016 (Sábado), das 09:00 às 18:00 horas locais (com pausas "coffee break" nas instalações e almoço fora das instalações, inteiramente a cargo do formando).


Programa (provisório)

Componente teórica

1. Introdução - As transmissões de imagem em varrimento lento e outras formas praticadas nas faixas do serviço de amador.

2. Exemplos de sistemas de controlo e de interligação entre o computador e o equipamento de emissão/receção.

3. O DRM e o programa informático Easypal.

4. Menus e ferramentas principais do programa informático Easypal.

5. Como enviar e receber imagens e ficheiros via rádio através do programa informático Easypal; aspetos funcionais.

**********************

Componente prática

A componente prática da formação (workshop) incluirá a demonstração de troca de imagens ou  ficheiros entre 2 estações. Nesta demonstração os participantes interessados e equipados para tal, estão convidados a montarem as suas estações para praticarem a simulação de situações reais.
Para participarem ativamente na componente prática os formandos deverão dispor dos seguintes componentes na sua estação:

a) Emissor/recetor com cobertura das faixas de 10 metros e 2 metros (integradas no mesmo equipamento ou em equipamentos separados). Em ambas as faixas os equipamentos deverão dispor dos modos de emissão de banda lateral única e frequência modulada (ou pelo menos um dos dois).

b) Carga fictícia com capacidade para dissipar a potência de 1 watt durante pelo menos 15 minutos. Não são necessários elementos irradiantes.

c) Computador pessoal provido de placa de som (interna ou externa) e com a última versão do programa (gratuito) Easypal (7 de Outubro de 2014) previamente instalada.
Para esse efeito existem várias fontes, entre outras a seguinte - http://www.vk3evl.com/index.php?Itemid=62id=57option=com_contentview=article.

d) Cabos e sistema (circuito) de interligação entre a placa de som do computador e o equipamento emissor/recetor (pela porta de dados ou utilizando a entrada de microfone e a saída para colunas/auscultadores). Este sistema de interligação é mais conhecido comummente pelo estrangeirismo "interface".

*****************************************************************

Inscrições em: http://goo.gl/forms/PzqRHX2TsBAO5Uya2

Formador - Miguel Andrade (CT1ETL)

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Até 07 de Julho de 2016 às 13:00 de Portugal continental.

Os elementos propostos (estação de comunicações e computador pessoal) para a parte prática não são, de todo, imprescindíveis para participar nesta formação. Estão previstas 2 estações para a demonstração prática.

Relembramos que as instalações da Fertagus têm acesso vigiado e condicionado, pelo que é de fundamental importância o total e correto preenchimento do questionário de inscrição.

Qualquer dúvida, contactem-nos imediatamente para: cs5arla@gmail.com

Agradecemos a divulgação desta iniciativa pelos meios ao vosso dispor.

João Costa (CT1FBF)
Vogal da Direcção da ARLA
---

recebido directamente via ARLA

Sem comentários:

Enviar um comentário