CQ0SSTV - dados técnicos


O Clube de Radioamadores do Entroncamento tem em funcionamento um repetidor simplex de SSTV operativo com o indicativo CQ0SSTV.


Divulgação:
CRE divulga dados do seu repetidor de SSTV localizado no Entroncamento

Encontram-se autorizado pela Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM ao Clube de Radioamadores do Entroncamento - CRE, um repetidor simplex para Televisão de Varrimento Lento - SSTV em UHF.

Dados técnicos do repetidor em UHF;
Indicativo: CQ0SSTV;
TX Repetidor: 433,400 MHz;
RX Repetidor: 433,400 MHz;
Desvio: Sem Desvio (recebe e emite na mesma frequência);
Tom "Burst" de abertura: 1750 Hz ;
Designação de Emissão: 10K0F3E;
Potência PAR Máxima: 20 Watts;
Localização Geográfica (WGS 84): 39º 28' 52'' N / 08º 29' 07'' W;
Local: Rua do Mirante, 19 - Entroncamento;
Locator Maidenhead: : IM59sl;
Associação Titular da Autorização: CRE - Clube de Radioamadores do Entroncamento.

Os repetidores em "simplex" utilizam o mesmo canal para receberem e para transmitirem. Logo a recepção e transmissão não podem ser simultâneas, pelo que estes repetidores funcionam gravando alguns minutos ou segundos a emissão que recebem, para logo depois a voltarem a retransmitirem no mesmo canal. Estes repetidores são normalmente designados por "papagaios", porque repetem exactamente aquilo que gravaram antes. Este tipo de repetidores tem a particularidade de permitir que a estação emissora escute passado algum tempo a sua transmissão de forma muito aproximada e exacta pelo repetidor.

Tom "Burst": Alguns repetidores precisam de um breve tom para ativá-los. Se o repetidor local tem esse recurso, o utilizador tem de enviar um tom no início de cada transmissão por breves segundos, ou quando uma estação se conecta inicialmente. Varias frequências de tom "Burst" estão disponíveis, sendo 1750 Hz a mais comum, sendo a sua duração ajustável. Não confundir com o tom de proteção CTCSS (Acrônimo para o inglês de Continuous Tone-Coded Squelch System) que deve estar presente de forma continua e sub-audível durante a transmissão nos repetidores.

Agradeço aos colegas do  Clube de Radioamadores do Entroncamento os dados agora disponibilizados à comunidade radioamadoristica nacional.


João Costa (CT1FBF)
--

recebido directamente via CT1FBF

Enviar um comentário

0 Comentários