quarta-feira, 25 de maio de 2016

Actualização dos dados dos novos repetidores nos Açores

A URA - União de Radioamadores dos Açores divulgou alterações aos dados relativos às novas estações de uso comum a serem instaladas.

Divulgação:
Actualização dos dados dos novos repetidores nos Açores

A URA - União de Radioamadores dos Açores informou as seguintes alterações sobre as novas estações de uso comum a serem instaladas.

Dados técnicos do repetidor "simplex" em UHF a instalar na Serra de Santa Barbara na Ilha Terceira - Açores ;
Indicativo: CQ1EURA;
TX Repetidor: 439,625 MHz;
RX Repetidor: 439,625 MHz;
Desvio: Sem Desvio (recebe e emite na mesma frequência);
Novo Tom de Protecção: 82,5 Hz (alterado o tom 88,5 Hz anteriormente divulgado);
Localização Geográfica (WGS 84): 38º 43` 47,56" N / 27º 19` 07,46" W;
Local: Serra de Santa Barbara - Ilha Terceira - Açores;
Locator Maidenhead: : HM68ir;
Responsável Operacional: António Abel (CU3AJ);
Associação Titular da Autorização: União de Radioamadores dos Açores.

O novo repetidor "simplex" em UHF já se encontra em testes desde a Sede da União de Radioamadores dos Açores localizada na Canada Nova, Freguesia de Santa Luzia em Angra do Heroísmo nas Coordenadas GPS: 38° 39’ 38’’ N / 27°13’ 33’’ W, aguardando-se que as condições climatéricas melhorem para ser instalado em definitivo na Serra de Santa Barbara. Prevê-se a implantação de um poste com 12m de altura neste local de modo a colocar todas as antenas dos repetidores, incluindo uma antena para o APRS.

Os repetidores em "simplex" utilizam o mesmo canal para receberem e para transmitirem. Logo a recepção e transmissão não podem ser simultâneas, pelo que estes repetidores funcionam gravando alguns minutos ou segundos a emissão que recebem, para logo depois a voltarem a retransmitirem no mesmo canal. Estes repetidores são normalmente designados por "papagaios", porque repetem exactamente aquilo que gravaram antes. Este tipo de repetidores tem a particularidade de permitir que a estação emissora escute passado algum tempo a sua transmissão de forma muito aproximada e exacta pelo repetidor.


Novo repetidor em banda cruzada a instalar no Pico na Ilha do Pico - Açores.
Indicativo da estação: CQ1EPIX;
Frequência Tx/Rx em VHF: 144,550 MHz;
Tom de proteção: 88,5 Hz;
Frequência Tx/Rx em UHF: 439,550 MHz;
Tom de proteção: 88,5 Hz;
Coordenadas Geográficas (WGS 84): 38° 28' 04,9" N  / 28° 24' 01,9" W;
Locator Maidenhead: : HM58tl;
Localização da estação: Pico - Ilha do Pico - Açores;
Associação Titular da Autorização: União de Radioamadores dos Açores.

O novo repetidor de banda cruzada, ainda não foi instalado no Pico, devido às más condições atmosféricas locais registadas, sendo que os colegas dos Açores continuam a envidar todos os esforços para que a Força Aérea Portuguesa lhes dê o apoio necessário para levar o material e o pessoal, pelo menos 3 pessoas, para o alto do Pico durante o próximo mês de Junho de modo a poderem instalar no local o novo repetidor.

Quero agradecer a colaboração prestadas pelos nossos colegas da União de Radioamadores dos Açores, Paulo Borges (CU3EM) e António Abel (CU3AJ) de Angra do Heroísmo na Ilha Terceira, para que as informações agora divulgadas possam ser inseridas na próxima atualização da Lista de Repetidores Nacionais em VHF e UHF.

A todos o meu / nosso Muito Obrigado.


João Costa (CT1FBF)
---

recebido directamente via CT1FBF

Sem comentários:

Enviar um comentário