Novo Lançamento de Balão



Divulgação:
Novo Lançamento de Balão


O projecto BALUA, com apoio da AMRAD e AMSAT-CT,  tem uma autorização para lançamento e operação de um balão estratosférico num período que medeia entre 24 de Abril e 8 de Maio. Obviamente dependente das condições atmosféricas e da previsão de voo, pensa-se que o dia ideal para fazer o lançamento será na 2ª F, 25 de Abril do corrente.

O balão terá um payload que inclui os tradicionais instrumentos de seguimento, via rádio (APRS, SPOT), bem como um beacon de VHF para localização em aproximação final no processo de recuperação.

Juntamente com este payload, voará, pela primeira vez, um protótipo do sistema de ADCS (Attitude Determination & Control System) que foi desenvolvido expressamente para o ISTnanosat-1 por um aluno de mestrado Rúben Afonso, com participação da AMRAD e da sua divisão de Espaço AMSAT-CT. Este lançamento permitirá fazer um ensaio dinâmico desse sistema, recolhendo dados que serão importantes para a sua caracterização mais rigorosa.

Espera-se que o acontecimento seja seguido com o habitual interesse pelos elementos integrantes do projecto e da comunidade radioamadoristica que tem acompanhado estas actividades do projecto BALUA e da divisão espaço da AMRAD – a AMSAT-CT.



AMSAT-CT é uma marca registada da AMRAD.
---

via AMRAD

Enviar um comentário

0 Comentários