Interligação entre as redes D-STAR e DMR


Divulgação:
DSTAR - AVISO

Alterações nos DCS a nível mundial.


A rede DSTAR permite, e esse trabalho foi concluído este fim de semana, a interligação entre a rede DSTAR e a rede DMR, possibilitando assim a quem operava só uma em exclusivo o poder ter acesso a ambas sem ter que utilizar dois equipamentos.
Esta possibilidade veio criar um requisito, a obrigação do registo de CCS que permite a operacionalidade entre ambas as redes.

Este registo é feito através deste link: http://register.ham-digital.net/, na altura do registo deverão ser portadores de cópia digitalizada do CAN (vulgo licença de operador). Após este registo e aceitação por parte do regulador Europeu, facto que ocorre entre 2 a 15 dias, estarão aptos a poder aceder a qualquer reflector DCS em qualquer parte do planeta (não é um exclusivo nacional ou europeu).
A falta de este registo não permite a utilização do reflector com perda de comunicação por parte do operador não registado.
Esta informação pode ser visível nas páginas do diversos reflectores, como abaixo se mostra, em que se pode verificar que o ON3MLT está com a mensagem "NO VOICE NO CCS":



Qualquer dúvida queiram dispor.





--

CT1JIB - Jorge Santos
Watch data at www.qrz.com
QTH Locator: IM58mo91ju
QSL via Bureau or
eQSL
CQ Zone 14 / ITU Zone 37
REP Member #1748
ARLA Member #070
ARAT Honorary Member #100
ARRL/LoTW #2000232451
AMSAT US #36900
EPC Member #530
Sysop of CQ0DSA, CQ0DCH, CQ0DAH, CQ0DBO, CQ0DLX, CQ0DSM
and XRF040, DCS012 reflectors
CO-Sysop of CQ0DTV, CQ0DFO
DMR ID: 2683007

DStar System
---

via CT1JIB (ARLA/CLUSTER)

Enviar um comentário

0 Comentários