Aplicação para apoio ao radio-amador

Divulgação:
Aplicação para apoio ao radio-amador

Bom dia colegas.
Na sequência da conversa tida recentemente neste cluster e por forma a dar apoio imediato às atividades escutistas do próximo fim de semana, tomei a liberdade de atualizar uma app que criei há algum tempo e que tinha sido encostada há perto de um ano. Esta aplicação está em versão "beta" dado que até ao momento era utilizada apenas por três pessoas. Atualmente, a versão 1.5 já foi testada por mais alguns colegas e julgo estar em condições de a divulgar a público, colmatando assim uma necessidade do JOTA, terem numa só aplicação acesso a várias bases de dados importantes à atividade.
Nota importante: esta aplicação tem, de momento, alguma publicidade esporádica dado ter sido criada numa plataforma gratuita. Estou a trabalhar no sentido de a remover assim que possível.

Assim e sem vos maçar mais, segue o link direto para que a possam testar: https://drive.google.com/open?id=0B2KFD4YOeenlTGh3dTI4dFNSWG8
Esta aplicação, que para instalar necessita da opção abaixo ativa nas Definições de Segurança do vosso telefone (por não ser instalada via loja Google):



tem as seguintes funcionalidades:






Os primeiros seis são explícitos, mostra os repetidores das mais variadas bandas como 2m, 70cm, 23cm, etc.
Acrescentei ainda a pedido do colega João - CT1FBF as radio balizas, repetidores de banda cruzada e repetidores que estão interligados.
No final, encontram os pontos SOTA nacionais, projetos de colocação de repetidores e a tabela completa em formato PDF.

Pressionando por exemplo o botão VHF, são levados para um mapa com base no serviços da Google, com todas as suas funcionalidades (zoom, mapa/satélite, etc.) onde podem ver não só os vários repetidores listados (pontos vermelhos), a lista onde estão (canto superior esquerdo), um botão de atualizar o mapa e as opções (canto superior direito). A qualquer momento podem voltar atrás para mudar de lista ou para facilitar podem pressionar o nome da lista atual e serão listadas todas as disponíveis.



Ao pressionar o botão central azul no topo do ecrã, ele irá ativar o GPS do vosso dispositivo (ver imagem acima) e procurar a vossa localização. Assim que a encontre, irá mostrar uma seta no mapa, como qualquer software de navegação. Podem desativa-lo pressionando o mesmo botão, que passa para uma antena (localização por rede GSM/Wifi - ver imagem abaixo). Ao pressionar um dos pontos vermelhos, será dada alguma informação relevante sobre o repetidor, como podem ver no exemplo:



E foi este o objetivo como referi acima, ter várias coisas disponíveis (repetidores, sota, documentos, etc.) numa só aplicação de acesso rápido e fácil, e com dois ou três clicks trocar entre esta informação. Espero que gostem e que vos seja útil, qualquer sugestão/comentário/correção será bem vinda(o) no meu email. Se for enviada ainda esta semana melhor, vai a tempo de sair uma 1.6 ou 1.7 para o JOTA. Reforço o que já coloquei numa resposta no cluster recentemente, não sou programador nem pretendo ser, já tenho bastante com que me entreter, daí também ter optado por esta via para construir a aplicação.

Para o pessoal mais técnico, ela tem 2.92MB, depois de instalada ocupa sensivelmente 10MB e tem as seguintes permissões:
- ler o estado do telemóvel - para permitir estatísticas do google
- localização  - localizar o dispositivo para vos mostrar a vossa posição no mapa
- ler/modificar conteúdos da memória - gerir os ficheiros utilizados pela aplicação
- acesso total à rede - o mesmo que a segunda, caso contrário não tinha localização via GSM/Wi-Fi

Quem tiver dificuldade em instalar, dado que não está disponível via Play Store (por enquanto), diga que eu darei o apoio necessário e possível.
Obrigado a todos pelo interesse e disponibilidade.

73,
Paulo
CS7AGH
---

recebido diectamente via CT1FBF

Enviar um comentário

0 Comentários