Activação das Parábolas da Nogueira

Nos próximos dias 5 e 6 de setembro, sábado e domingo, um grupo de radioamadores estará a activar as parábolas localizadas na serra da Nogueira, Bragança.

Divulgação:
(Press realese) Ativação das Parábolas da Nogueira nos dias 5 e 6 de setembro nas bandas de VHF e acima

Ativação das Parábolas da Nogueira

(Press realese)

As duas enormes parábolas com 30 metros de altura e 20 toneladas de ferro galvanizado estão implantadas no edifício da PT, na Serra da Nogueira, junto a Bragança, no locator IN61NR. Ao que sabemos, serão as únicas peças, que restam na Europa, dos feixes hertzianos que a NATO utilizava para ligar os seus países membros.

Nos anos sessenta e até cerca de 1980, potentes emissores (10KW) emitiam o sinal para nascente, caindo sobre os Pirinéus, ligando Portugal à França, que construiu equipamento idêntico em Artzamendi. O funcionamento baseava-se no efeito da dispersão troposférica, vencendo os cerca de 500km, permitindo 120 canais telefónicos na banda dos 30 centímetros.

O que resta deste monumento da arqueologia eletrónica deve ser salvo !

Para dar a conhecer à sociedade em geral a alta tecnologia da época e sensibilizar as entidades para o dever de preservar um testemunho único de uma fase do desenvolvimento das radiocomunicações, um grupo de radioamadores vai ativar estas parábolas no primeiro fim de semana de setembro.

A data é coincidente com a romaria da senhora da serra que se realiza no local e com o concurso da IARU que decorre nos dias 5 e 6 de setembro nas bandas de VHF e acima. A proposta será estabelecer contactos com estações de radioamadores congéneres nos144MHz até aos 10 GHz, situadas em locatores que fiquem no alinhamento do feixe inicial (locatores IN72 até IN93 e outros).

Adelino Francisco (CT1AL)
---

via CT1FBF (ARLA/CLUSTER)

Enviar um comentário

0 Comentários