terça-feira, 3 de março de 2015

Listagem de repetidores de fonia em V/UHF por CT1FBF

João Costa - CT1FBF mantém uma lista actualizada das estações repetidoras de fonia licenciadas em Portugal nas bandas de VHF e UHF.

A mais recente listagem disponibilizada publicamente por João Costa - CT1FBF, datada de 2 de Março de 2015, pode ser descarregada através das seguintes hiperligações:

Divulgação:
Listas actualizadas de repetidores de fonia em VHF e UHF de Portugal, a 2 de Março de 2015

Caros Colegas,

As mais recentes listagens de repetidores nacionais de fonia em VHF e UHF de minha autoria e com referencia a hoje, 2 de Março de 2015, já se encontram disponíveis em anexo.

Foram registadas as seguintes alterações, em relação à ultima publicação, datada a 1 de Fevereiro de 2015:

- Retificação do erro na tabela Excell com o indicativo do novo repetidor analógico/digital a instalar na Serra do Brunheiro em Chaves

A ARAT - Associação de Radioamadores do Alto Tâmega solicitou a revogação do anterior licenciamento da estação CQ0UBO, passando a vigorar os seguintes novos dados para a nova estação Analógico/Digital CQ0DBO.

Dados técnicos;
Canal: RU672
Indicativo: CQ0DBO
TX Repetidor: 438,400 MHz
RX Repetidor: 430,800 MHz
Tom de protecção analógico: 67,0 Hz
Modos de Emissão: FM Largo (Analógico) / Modulaçao Digital D-STAR
Potência Aparente Radiada: 25W
Local: Serra do Brunheiro - Chaves
Locator: IN61gr
Associação Responsável pela Autorização: ARAT - Associação de Radioamadores do Alto Tâmega

Este novo repetidor analógico / digital permite, a sua utilização em FM analógico convencional a 25 kHz (FM Largo) e em modulação digital D-STAR.

Agradeço ao nosso colega Eduardo Gonçalves (CQ1DQV) a detecção do errona tabela do ficheiro em Excell das " Listas actualizadas de repetidores de fonia em VHF e UHF de Portugal, a 1 de Fevereiro de 2015 " na tabela "REPETIDORES ANALÓGICO / DIGITAIS CONTINENTAIS em UHF" respeitante ao novo indicativo do repetidor analógico/digital a instalar brevemente na Serra do Bunheiro em Chaves.

***********************************************************
-  ARLC instala o 1º Repetidor DMR em Portugal

A ARLC - Associação de Radioamadores da Linha de Cascais instalou, ao que se saiba, o 1º Repetidor DMR - Digital Mobile Radio autorizado em
Portugal, no passado fim de semana,  nas bandas de amador

Alguns dos dados deste novo repetidor da marca Motorola que já se encontra operativo na banda de UHF, em 438,725 MHz e que funciona tanto em FM analógico convencional a 25 kHz (FM Largo) como em Modulação Digital DMR / Mototrbo. O mesmo foi autorizado pelo ICP-ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações à Associação de Radioamadores da Linha de Cascais em substituição do anterior repetidor ligado ao sistema Echolink. Informamos também e segundo a ARLC, este repetidor deixará a partir de agora de proporcionar o acesso via Echolink

Canal: RU698;
Indicativo: CQ0UCSC;
TX Repetidor: 438,725 MHz;
RX Repetidor: 431,125 MHz;
Tom de Proteção (analógico): 74,4 Hz;
Modos: FM (Analógico) / DMR/Mototrbo (Digital);
Configuração de Acesso Digital: Color Code 1 e Repeater/Time Slot 1;
Potência Aparente Radiada máxima: 25 W;
Potência actual: ~10W PAR;
Designação de Emissão Digital: 7K60F7W;
Localização: Alcabideche - Cascais;
Coordenadas Geográficas (WGS84): 38º 43` 49,00" N / 09º 24` 32,50" W;
Locator Maidenhead: IM58hr;
Associação Responsável: ARLC - Associação de Radioamadores da Linha de Cascais.

Este novo repetidor Analógico / Digital permite a sua utilização tanto em FM analógico convencional a 25 kHz (FM Largo) ou em modulação digital DMR / Mototrbo, NÃO SENDO COMPATÍVEL com os sistemas digitais D-STAR ou C4FM (Fusion).

Também, a mesma associação informou, que entrou em funcionamento no passado fim de semana um novo repetidor analógico na banda de UHF - CQ0UCAS - que possui ligação à rede Echolink, na frequência de 439,275 MHz, localizado junto ao Santuário da Peninha na Serra de Sintra.

Dados técnicos do novo repetidor:
Canal: RU742;
Indicativo: CQ0UCAS;
TX Repetidor: 439,275 MHz;
RX Repetidor: 431,675 MHz;
Tom de Proteção: 74,4 Hz;
Potência máxima licenciada: 40W;
Potência actual: ~15W PAR;
Designação de Emissão: 16K0F3E (FM Largo)
Localização: Santuário da Peninha - Serra de Sintra;
Altitude: 490 m;
Coordenadas Geográficas (WGS84): 38º 46' 06,59 N / 09º 27' 38,02" W;
Locator Maidenhead: IM58gs;
Associação Responsável pelo Licenciamento: Associação de Radioamadores da Linha de Cascais.

Agradeço publicamente ao nosso colega Jorge Cardoso (CT1FHI) da Associação de Radioamadores da Linha de Cascais todos os dados disponibilizados.

Chama-se mais uma vez a vossa atenção que nos casos de repetidores autorizados mas não licenciados, por exemplo, alguns repetidores digitais de UHF, em banda cruzada, etc e desde que não sejam do nosso conhecimento as coordenadas geográficas corretas, os dados apresentados são gerados pela conversão direta do QTH Locador referenciado.

As tabelas continuam a ser apresentadas como habitualmente em três formatos; dois em Word, com e sem sombreado, para uma mais fácil impressão e um em Excel.

Gostaria de continuar a contar com a vossa colaboração na detecção de algum erro, solicitando que me contactassem de imediato, para este ser devida e rapidamente corrigido.

Com os meus mais cordiais cumprimentos e esperando que este meu trabalho vos possa ser útil,

João Costa (CT1FBF)

ATENÇÃO: A informação contida nesta mensagem e anexos é destinada a fornecer dados de utilidade aos Radioamadores particulares e às suas Associações, podendo ser utilizada para difusão na sua totalidade, desde que mencionado sempre o seu autor.
NÃO é permitido o uso comercial do todo ou partes do conteúdo agora enviado, sem previa e escrita autorização do seu autor.
---

recebido directamente via CT1FBF

Sem comentários:

Enviar um comentário