terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Listagem de repetidores de fonia em V/UHF por CT1FBF

João Costa - CT1FBF mantém uma lista actualizada das estações repetidoras de fonia licenciadas em Portugal nas bandas de VHF e UHF.

A mais recente listagem disponibilizada publicamente por João Costa - CT1FBF, datada de 1 de Fevereiro de 2015, pode ser descarregada através das seguintes hiperligações:

Divulgação:
Listas actualizadas de repetidores de fonia em VHF e UHF de Portugal, a 1 de Fevereiro de 2015

Caros Colegas,

As mais recentes listagens de repetidores nacionais de fonia em VHF e UHF de minha autoria e com referencia a hoje, 1 de Fevereiro de 2015, já se encontram disponíveis em anexo.

Foram registadas as seguintes alterações, em relação à ultima publicação, datada a 1 de Janeiro de 2015:



- Foi criada uma nova tabela denominada: REPETIDORES ANALÓGICO / DIGITAIS CONTINENTAIS em UHF

********************************************************************************

 - Alteração dos dados do novo Repetidor Analogico / Digital a instalar na Serra do Brunheiro - Chaves.

A ARAT - Associação de Radioamadores do Alto Tâmega solicitou a revogação do anterior licençiamento do CQ0UBO, passando a vigorar os seguintes novos dados para o novo CQ0DBO.

Dados técnicos;
Canal: RU672
Indicativo: CQ0DBO
TX Repetidor: 438,400 MHz
RX Repetidor: 430,800 MHz
Tom de protecção: 67,0 Hz
Designação de Emissão: 16K0F3E (FM Analógico) e 6K00F7W (Modulaçao
Digital - D-STAR)
Polarização: Omni Vertical
Potência Aparente Radiada: 25W
Local: Serra do Brunheiro - Chaves
Locator Maidenhead: IN61gr
Associação Responsável pela Autorização: ARAT - Associação de
Radioamadores do Alto Tâmega

Este novo repetidor analogico / digital permite a sua utilização em FM analógico convencional a 25 kHz (FM Largo) e em modulação digital D-STAR.

Alertamos também e mais uma vez,  todos os colegas, que os repetidores são normalmente, pela sua natureza, equipamentos passivos, isto é, não convertem emissões analógicas em digitais ou vice-versa, sendo neste caso necessário ter sempre transceptores que comportem estas funcionalidades, tanto manual como automaticamente.

Agradeço mais uma vez ao nosso colega Eduardo (CT1DQV) o envio de alguns dados para efeitos de atualização do mapa nacional repetidores nacionais.

****************************************************
- A ARBA pediu e obteve a autorização de instalação do 1º Repetidor Digital / Analógico DR-1 Fusion da Yaesu, já em funcionamento em Gondomar.

A  Associação de Radioamadores da Beira Alta pediu a autorização para esta iniciativa do nosso colega Costa (CT2GNC) contando também com a colaboração da empresa Germano Lopes & Cia. Lda e com a devida concordancia do ICP-ANACOM, que após uma serie de testes técnicos efetuados na cidade do Porto, instalou e já se encontra em pleno funcionamento em Gondomar o primeiro repetidor Analógico / Digital com o novo sistema digital (C4FM) Fusion da marca Yaesu em Portugal.

Este repetidor encontra-se operativo na banda de UHF, nos 438,400 MHz e funciona tanto em FM estreito como em Modulação Digital C4FM.

Alguns dos Dados técnicos do repetidor:
Canal: RU672
Indicativo: CQ0DSGO
TX Repetidor: 438,400 MHz
RX Repetidor: 430,800 MHz
Potência maxima Aparente Radiada: 25W
Local: Gondomar
Locator: IN51rd
Associação Responsável pela autorização: ARBA - Associação de Radioamadores da Beira Alta

Este novo repetidor, dual banda Analógico / Digital da marca Yaesu, modelo DR-1X, vem já equipado com a função AMS (Automatic Mode Select)  que selecciona automaticamente e conforme o sinal é analógico ou digital na entrada, a saída também no mesmo modo. O sistema FUSION que é
desenvolvido e patenteado pela Yaesu permite operar este repetidor simultaneamente tanto em FM Analógico convencional a 12,5 kHz (FM Estreito) como no Sistema Digital C4FM.

Alertamos todos, que os equipamentos com o sistema digital D-STAR não são compatíveis com o sistema digital C4FM, não podendo assim operar este repetidor em modo digital, mas sim e só em modo analógico FM estreito normal

Conforme o decorrer dos ensaios técnicos e estudos agora autorizados, poderão vir a ser acionadas no futuro as diferentes bandas (VHF/UHF - VHF/VHF ou UHF/VHF)   já instaladas mas não ativas no novo repetidor, tanto em modos analógicos como digitais.

Agradeço ao colega Joaquim Jorge (CT1ASM) o envio de todos dados constantes na autorização deste repetidor para efeitos de atualização do mapa nacional repetidores nacionais.

Chama-se a atenção que nos casos de repetidores autorizados mas não licenciados, por exemplo de alguns repetidores D-Star e em banda cruzada, e desde que não sejam do nosso conhecimento as coordenadas geográficas corretas, os dados apresentados são gerados pela conversão direta do QTH Locador quando este é referenciado.

As tabelas continuam a ser apresentadas como habitualmente em três formatos; dois em Word, com e sem sombreado para uma mais fácil impressão e um em Excel.

Gostaria de continuar a contar com a vossa colaboração na detecção de algum erro, solicitando que me contactassem de imediato, para este ser rápida e devidamente corrigido.

Com os meus mais cordiais cumprimentos,

João Costa (CT1FBF)

ATENÇÃO: A informação contida nesta mensagem e anexos é destinada a fornecer dados de utilidade aos Radioamadores particulares e às suas Associações, podendo ser utilizada para difusão na sua totalidade, desde que mencionado sempre o seu autor.
NÃO é permitido o uso comercial do todo ou partes do conteúdo agora enviado, sem previa e escrita autorização do seu autor. 
---

recebido directamente via CT1FBF

Sem comentários:

Enviar um comentário