Dia de Campo ARLA / ARVM 2014

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano organiza no próximo fim-de-semana o Dia de Campo 2014.

Divulgação:
Dia de Campo ARLA / ARVM 2014

Prezados Colegas,

O Dia de Campo 2014, vulgarmente denominado "Field Day" da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano, vai-se realizar em conjunto com idêntica actividade da Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, no próximo fim de semana, dias 14 e 15 de Junho, numa cooperação inédita entre as duas associações.

Este evento será dividido em duas actividades distintas - a montagem e operação de estações colectivas no terreno e um exercício de comunicações de resposta à emergência conjunto, cujos pormenores vos serão divulgados posteriormente.

No dia 14 de Junho de 2014, a nossa associação vai responsabilizar-se pela organização e operação de 2 estações principais:

- Uma irá situar-se na Lagoa de Santo André - sensivelmente nas coordenadas geográficas 38º 07' 00" N / 08º 47' 38" W (IM58oc) - a cerca de 86 quilómetros em linha recta do local onde será montada a estação da ARVM.
O início dos trabalhos de montagem acontecerá por volta das 10:00 (hora local), prevendo-se a primeira emissão cerca das 11:30 (ou mesmo antes) e a última às 21:30. Todos os colegas, sócios ou não sócios, serão bem-vindos, tanto para visitarem o aprazível local como para operarem os equipamentos ou juntarem-se ao grupo, montando as suas próprias estações individuais de campanha no local.

- A segunda estação da ARLA, situar-se-á no mesmo local onde se desenrolará a actividade da ARVM, ou seja, no Parque Urbano Municipal de Santa Iria de Azóia (IM58ku). Apesar de não sermos os anfitriões nesta localização em particular, endereçamos o mesmo convite que foi feito em relação à nossa estação situada na Lagoa de Santo André, sendo o mesmo igualmente extensível a todos os restantes colegas.


Neste dia (14 de Junho de 2014), serão experimentadas e propostas algumas formas de radiocomunicações, nomeadamente:

- Um teste sobre a diferença de comportamento da faixa dos 160 metros, com tentativas de contacto logo a seguir ao almoço, ao pôr-do-sol e imediatamente após o total desaparecimento da luz do dia;

- O uso da faixa dos 6 metros na ligação entre estes 2 locais (nomeadamente a comparação entre antenas e modos de emissão);.

- Troca de imagens em televisão de varrimento lento (várias modalidades),

- Testes em comunicações de telefonia digital (usando o programa FreeDV) e em telegrafia;

- Comparação entre comportamentos de antenas.

Contamos com o vosso entusiasmo e, caso não possam estar presentes nos locais assinalados, sempre poderão participar comunicando a partir de casa ou da viatura.

A equipa situada na Lagoa de Santo André ficará atenta à estação repetidora de VHF de Santiago do Cacém, cujas características são as seguintes:

Canal: RV56
Indicativo: CQ0VSTC
TX Repetidora: 145,700 MHz
RX Repetidora: 145,100 MHz
Tom de Protecção: 74,4 Hz
QTH Locator da Repetidora: IM57px
Localização: Aldeia Chãos – Santiago do Cacém
PAR da Repetidora: 20 W
Associação Responsável: Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano

Em nome da Direcção da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano e com os nossos mais cordiais cumprimentos,

João Costa (CT1FBF)
Vogal da Direcção da ARLA
---

recebido directamente via ARLA

Enviar um comentário

0 Comentários