Requisitos em relação ao espectro radioeléctrico.propostos pela IARU


Divulgação:

Requisitos em relação ao espectro radioeléctrico.propostos pela IARU

No seguimento da reunião anual do Conselho de Administração (CA) da IARU (International Amateur Radio Union), está disponível documentação que revê alguns requisitos em relação ao espectro radioeléctrico.

Para colmatar o fosso que se verifica entre 28 MHz e 144 MHz, a IARU reitera a necessidade de se prever uma faixa de frequência destinada ao Serviço de Amador por Satélite nos 50 MHz.

Neste documento, a IARU defende igualmente que é desejável estudar a expansão da faixa compreendida entre os 435 e os 438 MHz para o Serviço de Amador por Satélite.

Em relação à manutenção do serviço amador por satélite na faixa dos 1260 aos 1270 MHz é solicitada a supressão da restrição que a delimita exclusivamente à vertente "segmento de solo/espaço".

A WRC-2000 atribuiu a banda 1260-1300 MHz para o serviço de radiodeterminação via satélite, no vector espaço/espaço e ao uso do serviço de radiodeterminação por satélite espaço/segmento de solo, como o previsto para Sistema de Posicionamento Europeu (Sistema Galileu).
Estas atribuições embora não alterem as atribuições anteriores ao serviço Amador e Amador por Satélite, apresentam contudo novas imposições de partilha das frequências e potenciais restrições de operação.

Procurar-se-á conseguir uma faixa do espectro para atribuição ao Serviço de Amador por Satélite na banda 2400-2450 MHz, embora a mesma venha a ser restrito ao segmento ISM.

Quanto ao objectivo de obtenção um serviço Amador Global por Satélite previsto para a banda dos 3400-3410 MHz a IARU defende que:

A WRC-07 identificou a faixa 3400-3500 MHz para aplicações IMT nalguns países, o que coloca dificuldades adicionais para se alcançarem privilégios de uso na faixa 3400-3410 MHz no Serviço de Amador, nomeadamente no que diz respeito ao uso previsto nesta atribuição ou ao alargamento desta à região 1 (Europa e África].

A IARU não indicou quaisquer alterações em relação à segmentação da faixa atribuída ao Serviço Amador por Satélite nos 5 GHz.


Tradução efectuada por António Gamito (CT1CZT) e Miguel Andrade (CT1ETL) do original " Spectrum Requirements for the Amateur and Amateur-satellite Services " em:
http://www.iaru.org/uploads/1/3/0/7/13073366/spectrum_requirements_2013.pdf
---

recebido directamente via / agradecimentos a ARLA

Enviar um comentário

0 Comentários