terça-feira, 31 de julho de 2012

CT2IWW/p - Serra da Aboboreira - fotos

Paulo Teixeira - CT2IWW publicou um conjunto de fotos relativas à actividade CT2IWW/p - Serra da Aboboreira, bem como um relato da actividade realizada no passado dia 21 de Julho.


Divulgação:
No passado dia 21 realizou-se mais uma ativação SOTA (Summits On The Air) na zona do Douro Litoral, distrito do Porto. O local foi a serra da Aboboreira, entre os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

A chegada ao local fez-se sem incidentes graças a uma melhoria de algumas das velhas estradas de acesso, que beneficiaram de uma intervenção recente. Mesmo assim, ainda se teve que "esticar" bem as pernas para chegar ao marco geodésico que assinala o ponto mais alto desta serra (perto dos 950m) que, doutra forma, é relativamente plana no seu topo.

O marco serviu como ponto de apoio para uma das "pernas" do dipolo 20/40m, instalado a cerca de 6m do solo, em posição de V invertido e apoiado por um mastro de fibra de vidro.

Uma leitura de SWR anormal custou-me alguns momentos preciosos na instalação mas depois de verificar que a antena não apresentava defeitos, acabei por detatar que tinha um "chicote" de cabo coaxial em muito mau estado. A sua substituição confirmou que o dipolo estava sintonizado nas frequências propostas para a ativação, que mesmo assim se iniciou a tempo e horas.

No total foram feitos 106 contatos, apesar de este ter sido um dia com condições de propagação HF péssimas. Destes contatos, cerca de oitenta foram feitos no período da manhã. Os restantes foram feitos depois do almoço.

A tentativa de trabalhar em 2 e 6 m SSB fracassou dado a falta de propagação, apesar de ter chamado várias vezes nas frequências de chamada de ambas as bandas.

O setup matinal foi registado em algumas fotografias, que estão disponíveis no seguinte link:

https://picasaweb.google.com/CT2IWW/SOTACTDL005?authuser=0&feat=directlink

Por último, gostaria de agradecer ao João Alberto Costa, CT1FBF e Manuel Moreira, CT2HMR, pelo apoio prestado na ativação, nomeadamente pela colocação de alguns avisos nos cluster e na coordenação de contatos com outros colegas nacionais. Muito obrigado a ambos.

Cordiais cumprimentos,

Paulo Teixeira, CT2IWW
---
Para aceder às fotos disponibilizadas visite o seguinte endereço web.


via CT2IWW (ARLA/CLUSTER)

Sem comentários:

Enviar um comentário