472-479 kHz


Foi aprovada na Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2012 (WRC-12), a decorrer em Genebra - Suíça, uma nova alocação de 7 Khz - a título secundário - para o Serviço de Amador entre as frequências de 472Khz e 479Khz.
Esta nova alocação será oficial após o terminus da WRC-12 na próxima sexta-feira dia 17 de Fevereiro de 2012, passando assim a fazer parte do Regulamento de Radiocomunicações da ITU.
A potência EIRP máxima autorizada nesta nova alocação é de 1W, podendo no entanto as administrações nacionais autorizar até um máximo de 5W. A possibilidade de autorização dos 5W EIRP está limitada por restrições geográficas, é necessário que as estações de radioamador estejam localizadas a mais de 800 kms dos países mencionados em nota de rodapé (da Agenda Item 1.23), ex. Marrocos.

Caberá depois às administrações nacionais dos diversos países (em Portugal a ANACOM) adoptarem, ou não, esta nova alocação, bem como a definição de como esta poderá ser utilizada (ex. potências autorizadas, modos autorizados, categoria de radioamadores autorizados a operar, etc).


via IARU

Enviar um comentário

0 Comentários