Repetidores da ARBA na serra da Estrela

Os repetidores da Associação de Radioamadores da Beira Alta localizados na serra da Estrela encontram-se inoperacionais, com excepção do RV48 que opera actualmente com potência reduzida. O desligamento dos repetidores teve origem na anormal descarga das baterias que os sustentam. É agora necessário proceder à recarga, necessariamente lenta, das baterias para que todos os repetidores entrem novamente em funcionamento.

in último Rádio Jornal da ARBA:
A serra da Estrela e os repetidores da ARBA

Caros colegas
Como já devem ter dado conta os repetidores da ARBA RV47 (D-STAR), RV48 (FM), RU 706 e RU724 (Echolink), RS28 (1200), o repetidor de 10 metros e APRS, todos esses equipamentos situados na serra da Estrela tiveram um apagão total, desde a segunda feira passada, dia 23. O RV 48 já está no ar desde Sábado à noite dia 21.
Tivemos um conjunto de telefonemas perguntando por é que os repetidores estavam desligados, porque é que de facto os repetidores não estavam em funcionamento, mas na altura não sabiamos qual o problema.
Deslocou-se lá uma equipa da ARBA, logo no dia 26 de manhã - bem fresco - e deparámo-nos com as baterias com uma voltagem de apenas 4,5 volts, quando deveriam ter 13,5 volts. Como a equipa já ia minimamente a pensar o que poderia ser, felizmente levamos componentes suplentes para reparar a avaria, o que conseguimos ao fim de 2 horas bem aproveitadas. Preferimos deixar as baterias a carregar, mas como estavam muito em baixo apenas ficou o RV48 ligado, mas com pouca potência.
Contamos, obviamente, voltar à serra da Estrela, brevemente, para avaliar a carga das baterias e só depois, consoante o estado delas, assim se ligarão ou não os repetidores, tudo depende do estado em que encontramos as baterias. Como os colegas sabem, para preservar as baterias elas não podem ter uma carga rápida pois isso só iria diminuir o seu tempo útil de vida e de trabalho.


Enviar um comentário

0 Comentários