sábado, 8 de outubro de 2011

Dia Nacional da Amplitude Modulada em Onda Curta e VHF

A Associação de Radioamadores do Litoral alentejano leva a efeito no próximo dia 5 de Novembro (sábado) o Dia Nacional da Amplitude Modulada em Onda Curta e VHF. As emissões, em AM, terão lugar nas faixas dos 80m, 40m, 20m, 10m e 2m entre as 08h00 UTC e as 17h00 UTC.



Divulgação:

Dia Nacional da Amplitude Modulada em Onda Curta e VHF 

Caros colegas

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano - ARLA, convida todos os Radioamadores, nacionais e estrangeiros, a participarem numa emissão especial, em Amplitude Modulada, nas faixas dos 80, 40, 20, 10 e 2 metros, Sábado, dia 5 de Novembro de 2011.

Este convite vem não só fazer justiça ao sucesso da primeira edição mas será igualmente a nossa modesta cerimónia de reverência às emissões em Amplitude Modulada em Ondas Curtas da Radiodifusão, levadas a efeito durante grande parte do século XX a partir do território de Portugal continental, as quais terminam previsivelmente na semana anterior, dia 30 de Outubro de 2011.

Trata-se, na opinião de muitos, de uma data tristemente histórica pois não estamos perante uma simples transição do mesmo serviço para o formato digital mas o respectivo fim ou um interregno por tempo incerto, em virtude da Rádio Difusão Portuguesa Internacional ter actualmente as respectivas emissões suspensas e a Pro-Funk ( Rádio Deutsche Welle) desligar, nesse dia 30 de Outubro, o seu centro emissor em Sines, mesmo após o mesmo se ter inclusivamente assegurado das transmissões no sistema digital DRM.

As emissões promovidas pela Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano terão lugar nas seguintes frequências e horários:

3,680.0 MHz - a partir das 08:00 (hora oficial de Lisboa) e enquanto a propagação permitir os resultados desejados, ou seja, a partir das 08:00 UTC.

7,100.0 MHz* - a partir das 09:00 (hora oficial de Lisboa) e enquanto a propagação permitir os resultados desejados, ou seja, às mesmas horas UTC. Voltando-se a repetir a partir das 21:00 (hora oficial de Lisboa) e enquanto a propagação permitir os resultados desejados, ou seja, a partir das 21:00 UTC.

14,270.0 MHz - das 14:00 às 15:00 (hora oficial de Lisboa), ou seja, às mesmas horas UTC.

29,075.0 MHz - das 15:00 às 16:00 (hora oficial de Lisboa), ou seja, às mesmas horas UTC.

144,575.0 MHz - das 16:00 às 17:00 (hora oficial de Lisboa), ou seja, às mesmas horas UTC.

* Se a frequência proposta para a faixa dos 40 metros estiver ocupada ou muito interferida, a alternativa será a de 7,143.0 MHz pelo facto de aí já ocorrem algumas transmissões regulares em AM.

Esta iniciativa procura sobretudo atingir os seguintes objectivos:

a) Proporcionar uma oportunidade para a utilização de equipamentos antigos ou de colecção.

b) Promover formação prática e sensibilização para uma forma de emissão que está a cair em desuso, numa acção particularmente vocacionada para a formação/experimentação dos Radioamadores da categoria C e categoria 3 (neste último caso através de apoio tutelado e utilização de outra estação ou estação de uso comum associativa).

c) Prestar uma singela homenagem às emissões de Radiodifusão nas Ondas Curtas em Amplitude Modulada feitas a partir do território nacional.

O convite estende-se a todas as associações nacionais e internacionais que se queiram envolver nesta acção de formação/sensibilização, nomeadamente proporcionando actividade num modo de emissão que fez história, demonstrando as virtudes e qualidades sonoras de equipamentos antigos, ou alertando para as actuais catastróficas interferências que estão a inviabilizar o uso quotidiano das emissões de telefonia em A3E (Amplitude Modulada) em muitas regiões.

Propomos que, para ajudar os colegas de categoria 3, cada tutor faça uma simples introdução técnica ao modo de emissão, que se informem de uns quantos factos históricos pelo meio e que se ponham as estações no ar às horas combinadas, sempre que tal seja possível !

O envio do relatório de actividade ("Log Book"), não é obrigatório mas seria gratificante para a organização receber aqueles que puderem ser enviados para o endereço: cs1rla.arla@gmail.com .

Com os nossos mais cordiais e amistosos cumprimentos, aguardando a vossa participação no dia 5 de Novembro de 2011 e agradecendo a divulgação desta iniciativa pelos meios ao vosso alcance,

João Costa (CT1FBF)
Vogal da Direcção da ARLA

---

recebido directamente

Sem comentários:

Enviar um comentário