Tabela do plano de bandas pela TRGM

A Tertúlia Radioamadorística Guglielmo Marconi disponibiliza na sua página web um arranjo gráfico representativo do plano de bandas, de HF, da IARU Região 1.
Através deste documento, tem facilmente acesso ao modo recomendado e outros dados específicos em cada faixa de frequências.

Pode visualizar e descarregar este documento, em formato pdf e divido em duas páginas, através desta hiperligação e desta hiperligação.

Divulgação:

A utilização das bandas de amador faz-se no cumprimento do DL nº 53/2009 e dos normativos emitidos pela Anacom em consonância com o Plano de Bandas da IARU.
Algumas vezes por desconhecimento, outras dificuldade na obtenção da informação, assistimos à utilização de modos de transmissão em faixas de frequência destinadas a outros modos o que cria situações de constrangimento e incómodos desnecessários para os utilizadores.

Se cada modo de transmissão tem uma faixa específica e se tivermos atenção nada custa utilizar a faixa destinada a esse modo, não prejudicando os demais utilizadores das bandas e, assim, contribuiremos para uma utilização mais ordeira das frequências, que são de todos!

Para facilitar a leitura do Plano de Bandas HF da IARU-Região 1 (http://iaru-r1.org/index.php?option=com_content&view=article&id=175&Itemid=127) publicamos um arranjo gráfico de fácil leitura que, depois de impresso, será um bom auxiliar do operador.



Enviar um comentário

0 Comentários