ARISS comemora os 25 anos de radioamadorismo no espaço

O programa ARISS - Amateur Radio on the International Space Station comemora durante o mês de Dezembro e parte de Janeiro/2009 o 25º aniversário do primeiro contacto efectuado por radioamadores apartir do espaço. Contacto esse efectuado por Owen Garriott, W5LFL a bordo do veículo espacial Columbia durante a missão STS-9.

Actividades, até ao momento, programadas:
  • 1 a 5 de Dezembro - Para além dos contactos escolares já programadas e da actividade do digipeater de APRS, o equipamento de radioamador será programado para funcionar como repetidor de banda cruzada, utilizando a frequência de 437,800MHz para UPLINK e 145.800MHz para DOWNLINK.
  • 7 a 12 de Dezembro - Operações de packet a 9600 bauds na frequência simplex de 145,825MHz.
  • 14 a 19 de Dezembro - Operações de packet e APRS a 1200 bauds na frequência simplex de 145,825MHz. Estas actividades serão potenciadas com a operação em conjunto do satélite PCSAT.
  • Ocasionalmente, especialmente durante os fins-de-semana, a tripulação da ISS procedirá ao envio de imagens SSTV.
Está ainda em preparação um certificado especial, para todos os radioamadores que efectuem um contacto com a ISS - quer seja com a tripulação, com o digipeater ou através do repetidor de banda cruzada - e para todos os que recebam transmissões de SSTV ou voz desde a ISS.

Mais eventos "surpresa" deverão vir a ser realizados integrados nesta comemoração, sendo a seu tempo anunciados.

Para mais informações visite a página web http://www.amsat.org/.

Enviar um comentário

0 Comentários