Exercício de Protecção Civil - 2.º PROCIV 2007

Vai-se realizar nos próximos dias 18, 19 e 20 de Maio(Sexta, Sábado e Domingo) um exercício de Protecção Civil, o 2.ºPROCIV2007, que irá contar com a colaboração dos Radioamadores nacionais.

Calendarização/objectivos do exercício:
Dia 18/05/2007 - O exercício será a articulação com as estruturas distritais de protecção civil - CDOS, no sentido de serem recolhidas informações locais.
Dia 19/05/2007 - Serão mobilizadas as diversas entidades de intervenção ao nível da protecção civil, assim como os radioamadores e os escuteiros. Será criado um cenário de simulação pela ANPC, que é uma ocorrência distrital e será igual em todos os distritos, consistindo a actividade dos Radioamadores no relato de situações que sejam solicitadas a respectiva informação. Ex: falta de limpeza de matas, locais de comunicação, etc.
No entanto o cenário de operações e respectivos detalhes, serão comunicados pelos responsáveis dos CDOS, em cada distrito. As comunicações feitas por radioamadores, serão sempre reportadas para as estações do CDOS. Podem ainda ser criados exercícios específicos, por exemplo, em escolas, etc.
Dia 20/05/2007 - Em princípio será criado um incidente florestal em que os radioamadores poderão funcionar como apoio para as comunicações com o CDOS.

Divulgações já recebidas por parte de algumas associações nacionais:
REP-Porto:
Aos radioamadores do Distrito do Porto:
Nos próximos dias 18, 19 e 20 serão realizados exercícios da Protecção Civil, a nível Nacional, Distrital e Local.
Serão simuladas situações como incêndios, derrocadas, derrame de matérias perigosas, ameaça de bomba, envolvendo Bombeiros, GNR, PSP, INEM, Cruz Vermelha e também Radioamadores. Todas estas situações pressupõem estarmos numa situação de "apagão".
Durante estes exercícios, a Delegação da REP PORTO terá uma ou mais estações operando num edifício da Rua da Constituição, com o indicativo CS5RPT; naturalmente estaremos a usar energia de recurso, provavelmente um gerador.
Estará no CDOS (Centro Distrital de Operações e Socorro), um elemento da REPPORTO.
Serão necessários voluntários com viaturas, e rádios de VHF, talvez UHF e HF e ainda rádios portáteis.
Por favor enviem um e-mail para ct1hhp@oniduo.pt dizendo da vossa disponibilidade, equipamento, dias e horas que estarão disponíveis, e onde poderão estar, visto que acontecerão situações em localidades diferentes e o Distrito do PORTO tem uma área considerável.
(A Rede dos Emissores Portugueses em Lisboa vai fornecer contactos das estações do Distrito do Porto inscritas até ao momento.)
Se nos for possível, daremos mais pormenores. Lembrem-se que estarão muitos olhares e ouvidos atentos, quero dizer que incluo câmaras fotográficas, de filmar, gravadores de som, e TV. É a nossa imagem que estará de certeza a ser apreciada pelo país inteiro, e queremos todos, deixar uma impressão de que não somos aqueles que usam rádios para fins criminosos, mas para fins pacíficos e que sabemos tirar partido melhor do que ninguém dos equipamentos. Estarmos agora mentalmente preparados é o primeiro passo, o segundo programar a nossa vida para ter algumas horas durante estes 3 dias para colaborar, o terceiro passo, é termos os nossos equipamentos prontos, antenas e cabos revistos, baterias carregadas, geradores testados e ATESTADOS.
Todas as mensagens a passar devem ser escritas em impresso a ser distribuído por meio electrónico; terão de fazer o favor de imprimir pelo menos um exemplar e tirar fotocópias.
Nos "pontos quentes" estará um membro de cada serviço devidamente identificado (por exemplo GNR, Bombeiros, Radioamador) que coordenará a intervenção na sua esfera de acção.
Voltaremos a dar mais noticias, dando frequências, e grupos de trabalho por zonas.
Contactos:
CT1DOF - jamazevedo@netcabo.pt telemóvel 966 394 627
CT2HXO - telemóvel 966 214 534
CT2IBS - rui-feio@clix.pt telemóvel 934 368842
CT1HHP ct1hhp@oniduo.pt telemóvel 919 285 736

ARVM:
Mais uma vez e dentro do espírito de colaboração com o Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara de Loures, a BRV - Bolsa de Radioamadores Voluntários da P.C. da ARVM vai levar a efeito o exercício de comunicações MAIO 2007.
Em VHF 145:350Mhz e em UHF no Repetidor RU746 ( 439,325Mhz - Shift 7600Khz- Tone 74,4Hz - Sta. Eulália - Monte Serves ).
Mais informações em: http://www.arvm.org/index_pcivil507.html lá poderá consultar a Lista da Bolsa de Radioamadores Voluntários ARVM/PCIVIL e o regulamento de participação no exercício.
Esperamos a maior adesão de todos os membros da BRV e dos colegas radioamadores que queiram participar.
Para que para além de um simples exercício de rotina, possa ser rentabilizado com recolha de informação técnica e jornada de alegres QSO's, no final do exercício, haverá uma concentração junto ao IPJ, para troca de opiniões e breve convívio entre os participantes.
http://www.arvm.org/index_pc.html
p.civil@arvm.org
ARVM


Enviar um comentário

0 Comentários